Komatsu certifica primeira turma de mulheres em programa de capacitação em Parauapebas (PA)

Projeto realizado em parceria com o Senai capacitou 25 mulheres para o mercado de trabalho da região
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Divulgação

A Komatsu, fabricante de equipamentos para os segmentos de mineração, construção e florestal, em parceria com o Senai, realizou ontem, 29 de março, a formatura da primeira turma do Programa de Imersão Komatsu (Komatsu Imersion Program) Feminino, também conhecido como KIP. A cerimônia ocorreu às 14h, na sede do Senai Parauapebas (PA).

O KIP Feminino é uma iniciativa que visa capacitar jovens moradoras da região para que tenham mais oportunidades de emprego e de crescimento profissional. O projeto visa capacitar mulheres que tenham 18 anos ou mais, egressas de escolas técnicas da região de Parauapebas para a função de mecânica de manutenção de equipamento de mineração.

O curso contou com duração de 470 horas distribuídas em três meses de aulas, com carga horária diária de 8 horas. As alunas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o funcionamento dos equipamentos de minas, como caminhões, carregadeiras de grande porte e escavadeiras. Foram mais de 4 mil candidatas inscritas para esta primeira turma, das quais 25 foram selecionadas para participar do curso.

Maristela Souza, gerente de Recursos Humanos da Komatsu, celebrou o momento como o início de uma importante jornada da comunidade, na qual são capacitadas mulheres para atuação na mineração. “Estamos conquistando novos espaços. Não precisamos nos igualar aos homens, mas sim sermos mulheres, atuando nos mesmos ambientes nos quais os homens atuam”, afirmou. Citando a poetisa Cora Coralina, que publicou seu primeiro livro de poesias aos quase 80 anos, disse que não podemos nunca desistir dos nossos sonhos. “Sempre encontraremos dificuldades, mas, quando temos sonhos e objetivos claros, avançamos cada vez mais. O lugar das mulheres é onde elas queiram estar”, lembrou.

  Osmany inaugura Casa Spa: moderno centro de beleza em Parauapebas nesta sexta, 1º

“Comecei em um banco como o que vocês se encontram hoje, fui crescendo e hoje aqui estou, muito orgulhoso de vocês. Promover a inclusão das mulheres no ambiente da mineração é uma tarefa de todas as empresas. Não é preciso deixar de ser mulher para ser mecânica, eletromecânica ou exercer qualquer outra função. Sejam vocês mesmas!”, comentou o gerente geral de Treinamento e Operações Sul Leonardo Andreatta.

A assessora jurídica da Secretaria da Mulher de Parauapebas, Andreia Saldanha, também presente ao evento, lembrou que investir em recursos humanos é a coisa mais preciosa que se pode oferecer à sociedade. “Há muitas dificuldades em se dar os primeiros passos. Somos mães, filhas, esposas. Mas o conhecimento nos leva onde quisermos”, frisou.

Ideraldo Antonio Soares, gerente de Treinamentos da Komatsu, ressaltou a importância do momento: “para nós, da Komatsu, hoje é um dia ilustre, de celebrar a grande conquista de vocês. Não tenho dúvidas de que escolheram o caminho certo, da educação, da qualificação. A partir deste momento, estão capacitadas. O fim desta etapa é o início da próxima. Um marco muito importante na vida profissional, mas também na pessoal de cada uma de vocês. Espero vê-las em breve no mundo da mineração”, disse ao lado do supervisor de Treinamentos Hugo Luiz Fernandes: “Estou muito feliz por ajudar a mudar a vida de jovens e colocar profissionais no início de carreira no mercado por meio de um programa robusto, focado em segurança, voltado à mineração moderna, que pensa de forma sustentável. O KIP está cada vez mais próximo do profissional que a gente precisa na mineração”, declarou.

  Osmany inaugura Casa Spa: moderno centro de beleza em Parauapebas nesta sexta, 1º

“Estamos muito orgulhosos de trazer essa mudança de vida profissional a vocês, que estão em um projeto totalmente dentro da indústria, único na região. Vocês estão num patamar diferenciado com essa imersão. Parabenizo a Komatsu pelo projeto e espero que continuemos a fazer muito mais”, afirmou o diretor do Senai de Parauapebas, Felipe Francês.

“A Komatsu, uma empresa que no último ano completou 100 anos, veio para Parauapebas para ficar. Estamos construindo relações humanas na região. São poucas as empresas que têm uma história assim”, ressaltou Josenilson Gomes, consultor de Relações Institucionais da empresa.

O evento terminou com uma das alunas, Érica Raquel, 39, comemorando a chegada ali: “Eu me formei em técnica e manutenção mecânica em 2001, mas acabei, infelizmente, trabalhando na mecânica de forma distanciada, mais na parte administrativa. Por ser um espaço dominado única e exclusivamente pelos homens, não pude me apoderar de um espaço que era meu por formação. Com a chegada do KIP, a Komatsu abriu uma porta que no meu coração nunca se fechou e me fez me apropriar de algo que era meu por direito, por capacitação. O KIP feminino traz uma esperança de mudança de mercado, de que nós, mulheres, conseguiremos assumir aquilo que conquistamos através de estudo, merecimento e esforço. Durante muito tempo fui obrigada a me realocar em outros setores de trabalho, porque não podia executar algo que eu amava fazer, a área mecânica, na atividade de manutenção. A Komatsu abriu essa porta e permitiu esse acesso a outras mulheres como eu”, comemorou. A aluna encerrou a formatura diante das colegas: “Disputamos uma vaga com outras 4 mil mulheres e estivemos aqui por 109 dias nos quais construímos e reconstruímos caminhos. Renunciamos a muitas coisas, até ao medo, e tivemos o privilégio de abrir a nossa caixinha de sonhos”, encerrou.

  Osmany inaugura Casa Spa: moderno centro de beleza em Parauapebas nesta sexta, 1º

Sobre a Komatsu

A Komatsu é líder na fabricação e fornecimento de equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal. Há um século, os equipamentos e serviços da Komatsu têm sido usados por empresas em todo o mundo para desenvolver uma infraestrutura moderna, extrair minerais fundamentais, manter florestas e criar tecnologia e produtos de consumo. Por meio de tecnologia e dados relevantes, a Komatsu e sua rede de distribuidores entregam aos clientes mais segurança e aumento de produtividade, ao mesmo tempo que otimizam a performance das operações.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas