Estudantes dos campi Paragominas e Parauapebas do Instituto Federal do Pará (IFPA) foram medalhistas na etapa estadual da 9ª Olimpíada de Geografia (OBG). Ao todo, eles garantiram uma medalha de prata e três de bronze.
A OBG foi uma oportunidade para os estudantes aprimorarem as habilidades analíticas aplicadas a conceitos e fenômenos geográficos.
Sob a orientação do professor Francisco Oliveira de Sousa Neto, as equipes do Campus Paragominas “café” e “Duna” conquistaram, respectivamente, medalha de prata e de bronze. Ambas eram compostas por alunos do curso Técnico em Informática.
Já as equipes do Campus Parauapebas, “Rochosos” e “Os pebinhas de açúcar”, eram compostas por estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente. E sob a coordenação da professora Michele Souza, asseguraram duas medalhas de bronze.
Para chegar a ser medalhistas na OBG, os estudantes do IFPA tiveram que demonstrar boa capacidade de análise e de interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana. A dinâmica da prova, explica os medalhistas, criou espaço para colaboração entre as equipes e a difusão de boas práticas de ensino.
A estudante Lilian Souza Ferreira comenta que esta foi a primeira vez que ela e seus colegas participaram dessa olimpíada. Ela destaca que muito do que foi cobrado na OBG, sua equipe ainda não tinha estudado. “Por eu estar no 1º ano, não vi ainda muitos assuntos, porém busquei pesquisar todos eles para aprender e realizar as questões”. Ela detalha, também, que alguns prazos foram bem curtos, e sua equipe não tinha disponibilidade de, em todas as fases, se encontrar presencialmente para realizá-la. “Foi feito tudo on-line com conversas via meet, o que foi um pouco complicado”, esclarece.
E a estudante Diêila Pedrosa Peixoto, em sua segunda OBG, afirma que gostou mais de participar dessa edição da competição. “É interessante a forma como abordaram os assuntos utilizando imagens e textos. A experiência foi muito boa. Serviu para exercitar os meus conhecimentos e como uma preparação para o vestibular. Uma das coisas boas que eu gosto dessa olimpíada é o fato de que as equipes podem debater o seu ponto de vista sobre os assuntos da prova”, avalia.
IFPA na OBG
No ano de 2023, equipes do campus Parauapebas compostas por estudantes dos cursos Técnicos em Eletroeletrônica garantiram duas medalhas de ouro e uma prata na OBG. E equipes do campus Paragominas compostas por estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente asseguraram um ouro, uma prata e cinco bronze. Confira aqui a matéria.
A professora Michele comenta que a OBG valoriza o conhecimento geográfico na dimensão da Educação básica, estimulando o raciocínio espacial e crítico. O fato de ofertar premiação em diferentes etapas motiva a participação dos alunos.
Esta Olimpíada não objetiva realizar um rankeamento entre as escolas, acrescenta a professora Michele. A proposta é estimular o reconhecimento da ciência geográfica como disciplina da educação básica e um conhecimento necessário à formação cidadã. “A Olimpíada ocorre na etapa estadual (on-line) em 3 fases e na etapa nacional (presencial). A partir da etapa nacional e da seleção em língua inglesa, forma-se uma equipe internacional para representar o país. Nesse caso, o aluno precisa dominar além do conhecimento da Geografia, a língua inglesa”, finaliza.
OBG
A OBG é estruturada em duas etapas – uma on-line a nível Estadual composta de três fases e a etapa presencial, com equipes classificadas em cada um dos estados. As provas cobram conhecimentos sobre a Geografia Geral, fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada, o uso de geotecnologias e as temáticas previstas nas bases curriculares atuais.
Organizada desde 2015 pelo Instituto de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG), a 9ª edição da OBG contou com a participação de 12.571 equipes inscritas de todos os estados do Brasil. No Pará, 229 equipes participaram, sendo 116 premiadas com medalhas, conforme o desempenho nas três fases da competição. Destas, 23 conquistaram ouro, 34 pratas e 59 bronzes. A primeira colocada premiada com Ouro obteve nota 97.9 e a última equipe conseguiu nota 72.51.
Confira as equipes do IFPA medalhistas na Olimpíada de Geografia (OBG) 2024:
Equipe do campus IFPA Paragominas: CaFÉ – Medalha de Prata
Diêila Pedrosa Peixoto
Gustavo Pinho Moura
Ryan dos Santos Melo
Equipe do campus IFPA Paragominas: Duna – Medalha de Bronze
Lilian Souza Ferreira
Sthefany Ingrid Oliveira Costa
Sara Rebeca da Silva Braga
Equipe do campus IFPA Parauapebas: Rochosos – Medalha de Bronze
Beatrice Moraes Santos Souza
Eduarda da Silva Maximiliano
Eduardo Alves Vieira
Equipe do campus IFPA Parauapebas: Os pebinhas de açúcar – Medalha de Bronze
Estevão Lucas Rodrigues de Sousa
Mariely Dauane Pereira Santos