ICMBio e Vale renovam convênio para proteção da floresta Amazônica em Carajás

O mosaico de Carajás é considerado a maior área de Floresta Amazônica contínua e conservada no sudeste do Pará pelo ICMBio com suporte técnico e financeiro da Vale.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Beleza da floresta Tapirapé-Aquiri Foto: Ricardo Teles

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Vale renovaram convênio para implantação e proteção das unidades de conservação de Carajás. Em apoio ao órgão ambiental, a empresa e a Salobo Metais irão disponibilizar cerca de R$ 80 milhões para ações de vigilância 24 horas, combate à incêndio e infraestrutura física e logística.

Segundo o chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Carajás, André Luís Macedo Vieira, o apoio é fundamental para conservação. “O apoio da Vale, previsto no Decreto de criação da FLONA Carajás é um instrumento vital para a conservação do território de Carajás e da savana metalófila, ecossistema único no mundo e encontrado apenas no interior das unidades de conservação”, diz Macedo.

A área de floresta Amazônica na região de Carajás abrange as unidades: Floresta Nacional (Flonaca), Reserva Biológica do Tapirapé, Floresta Nacional do Tapirapé-aquiri, Floresta Nacional do Itacaiúnas, Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado e o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos (Parna). O conjunto de unidades equivale a uma área de 800 mil hectares de floresta nativa preservada. A mineração ocupa cerca de 2% desse total.

O mosaico de Carajás também é a maior área de Floresta Amazônica contínua e conservada no sudeste do Pará. O mapa mostra a evolução da região desde 1973 até os dias de hoje. Com a animação feita por imagens de satélite com base em estudo científico do Instituto Tecnológico Vale percebe-se somente a área protegida pelo ICMBio permanece conservada, toda área ao redor sofreu degradação, com o avanço da ocupação humana e de áreas de pastagens. Desde a implantação das primeiras unidades de conservação na região em 1988, a Vale apoia a proteção.

  Onça-pintada: Parque Zoobotânico Vale tem novo residente



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas