ICMBio abre edital para seleção de novos voluntários em Parauapebas

Para se inscrever é preciso ser maior de idade e ter disponibilidade para participar das atividades do Programa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Alysson Souza

Com o objetivo de promover a gestão participativa nas Unidades de Conservação, o Programa de Voluntariado do ICMBio Carajás abre a seleção para 40 novos voluntários.

Para participar é necessário ser maior de idade, ter afinidade com as questões ambientais e interesse pela conservação da biodiversidade. Também é importante ter formação ou experiência na área socioambiental ou em atividades voluntárias, além de ter disponibilidade para participar das ações do Projeto. Nessa primeira seleção, serão aceitos apenas moradores de Parauapebas, Canaã dos Carajás ou cidades próximas.

Os voluntários selecionados passarão por um processo de formação composto por um módulo teórico (presencial e remoto), com carga horária mínima de 20 h, e uma etapa prática (uma imersão de 6 dias nas Unidades de Conservação). Os voluntários que possuírem participação superior a 75% na primeira etapa serão envolvidos nos projetos e atividades do ICMBio e poderão atuar no apoio às ações de educação ambiental, como o Projeto Sala Verde e o Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental (PPPEA), nas atividades de Uso Público e no auxílio à comunicação e divulgação das atividades do ICMBio, por exemplo.

O trabalho compreende o período de 30/05/2022 a 29/05/2023. A carga horária será estabelecida de acordo com o fluxo das atividades e em acordo com o voluntário, não ultrapassando 20 h semanais. O resultado do edital será divulgado no dia 27/05, no site oficial do ICMBio e no Instagram @voluntariadoicmbiocarajas.

  Cobrando reajuste de 20%, servidores do IFPA de Parauapebas declaram greve

O Programa de Voluntariado do ICMBio foi criado em 2009 para aumentar participação social nas Unidades de Conservação e divulgar as ações em prol da conservação da biodiversidade brasileira. Em 2016, o ICMBio Carajás implementou o programa e desde então já formou mais de 300 voluntários. O técnico ambiental e ponto focal do Programa em Parauapebas, Alysson de Sousa, explica que a introdução do voluntariado na região somado aos projetos de educação ambiental já realizados pelo instituto, ajudou a provocar uma mudança em como a população via o trabalho de conservação do ICMBio. Ele destaca também que “o voluntariado é uma oportunidade de fazer algo pela biodiversidade da região. Ao atuar pelo programa, os voluntários motivam outras pessoas a fazerem algo também”, finaliza.

As inscrições são feitas de forma online, através do site oficial do ICMBio (acesse aqui). Os interessados deverão fazer um cadastro para acessar o edital e se inscrever na chamada até o dia 23/05.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas