A Polícia Federal desarticulou um suposto esquema de corrupção na cobrança de royalties na exploração de minérios. 16 pessoas foram presas. O esquema, comandado por um diretor do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), em Brasília, movimentou R$ 66 milhões nos últimos oito anos, de acordo com a investigação.
Oito mandados de prisão temporária foram expedidos pela Justiça para o Pará e cinco deles foram cumpridos nesta sexta. Três pessoas seguem foragidas, entre elas Darci Lermen, prefeito eleito de Parauapebas. De acordo com as investigações, Darci recebeu o valor de R$ 59 mil para viabilizar as contratações de escritórios investigados no período em que foi prefeito de Parauapebas, entre janeiro de 2005 e dezembro de 2012.
“Nas prisões que estão sendo cumpridas aqui e as conduções coercitivas, as pessoas estão sendo ouvidas por nós com base em quesitação que é vinda de Brasília. A partir daí, quem é conduzido coercitivamente vai ser liberado depois do depoimento e quem tem decreto de prisão será encaminhado ao sistema penitenciário”, explica o superintendente.
Atualização:
Operação Timóteo, defesa de Darci Lermen consegue Habeas Corpus
Redação do Portal Canaã, com informações da Polícia Federal, G1 e OGLOBO
Respostas de 5
Pq que ao invés de criticar esse povo pelos seus defeitos não oramos por eles? Seria mas justo não?
Enquanto vivermos neste mundo de pecado estamos sujeitos a cair como qualquer pessoa. Infelizmente os politicos são as presas mas fáceis por causa da maldita ganancia pelo dinheiro.
Meus queridos ninguém é digno de apontar o pecado de ninguém. Atire a primeira pedra quem não tem pecado algum.
Oremos para que esse povo reveja seus conceitos e se arrependa. Criticar não é a solução.
Örar? Pör favör vc estq falandö de pöliticös…. esses naö merecem öracaö nenhuma e sim uma böa surra e a cadeia ainda é um palacio pra eles…
Esse darcy e ladrão fino só se candidatou pra roubar
Até que em fim a polícia federal, está combatendo a corrupção na cidade de Parauapebas, ainda tem muita gente pra ser presa ainda, a corrupção nos 8 anos do Darcy prefeito correu muito solta, parabéns a polícia federal e MP
Malafaia vagabundo vai pra cadeia.