Fransuelle Pereira dos Santos, mais conhecida como Franart, e Mário Eugênio, o Oiram, artistas de Parauapebas, estão entre os selecionados do Projeto Arte em Cores e irão participar de uma intervenção urbana na orla de Marabá. Ao lado de outros três artistas de Marabá, Bino Sousa, Carla Bianca e Bosco, eles estarão juntos para integrar a ação que será realizada a partir de hoje, 27 até sábado, 30 de julho, no Mirante da Orla, na Marabá Pioneira.
Os cinco artistas paraenses criarão juntos um grande mural inspirado em técnicas como o grafite, o estêncil, a pintura e o desenho. A ação marca a culminância do projeto Arte em Cores, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Os cinco artistas foram selecionados por um júri especializado entre 29 artistas do Pará selecionados para a segunda edição do projeto. A avaliação levou em conta as obras que os artistas criaram na primeira etapa Arte em Cores. Oiram criou o grafite “Gba biiYe – leve como pena”, que está localizado na Rua Parnaíba, s/n, beira do Lago, Casas Populares 01. A obra é uma referência direta às religiões de matriz africana.
Já Franart coloriu o muro localizado na Rua 1, Quadra 143, Lote 09, no Bairro Nova Carajás, com a obra “Flona”, em uma referência à riqueza natural da região. Muitas de suas obras já compõem a paisagem da cidade em diversos muros, retratando a diversidade da comunidade e o encanto que tem por sua cidade, por meio de seus desenhos e pinturas.
O que é o projeto?
O Arte em Cores é um projeto dedicado à valorização da arte urbana e tem o objetivo de dar visibilidade a artistas das cidades onde atua. Nesta edição do projeto, já foram realizadas 49 obras espalhadas por 11 municípios do Pará e do Maranhão. Aos artistas participantes, foram destinados mais de R$ 120 mil, distribuídos entre prêmios e ajuda de custo para a realização das obras e participação no Arte em Cores.