Inscrições abertas para turmas de alfabetização gratuitas em Paragominas

O programa Território do Saber, da Hydro, está formando turmas de alfabetização para jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos. A inscrição, o curso e o material são gratuitos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

O Programa Território do Saber, uma iniciativa da Hydro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Paragominas e executado pela empresa Evoluir, está com inscrições abertas para novas turmas de alfabetização de jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos. A inscrição, assim como todo o curso e o material didático distribuído, é gratuita e pode ser feita em diversas escolas municipais até 05 de agosto. As aulas têm início em 17 de agosto, de forma presencial, no período noturno, de segunda a quinta-feira, e finalização em dezembro deste ano.

Para se inscrever, os interessados devem se dirigir a uma das escolas conveniadas para o curso, com documentos pessoais e comprovante de residência. É necessário ser maior de 15 anos, não alfabetizado e não ter vínculo com a rede municipal de ensino. Serão abertas seis turmas, com o máximo de 25 alunos cada. Moradores de regiões próximas a Paragominas também podem participar, basta se dirigir a uma das escolas habilitadas.

As aulas ocorrerão nas escolas Sônia Terzella, que atende alunos dos bairros Promissão 1, 2 e 3; Hilda Sá, dos bairros Nagibão 1 e 2; Reginaldo Sousa Lima, dos bairros Camboatã, Jardim Bela Vista, Jardim Atlântico e Laércio Cabelino; Amador Perez, dos bairros Morada do Sol, Morada do Vento e Morada Verde; Escola João Maria Fernandes (antiga Associação da Paz), que atende alunos dos bairros Nova Conquista e Jaderlândia e Escola Santo Antônio, dos bairros Km 12 e Pandolfe. Após a conclusão do processo de alfabetização, os participantes poderão continuar os estudos ingressando na rede municipal de ensino.

“A Hydro reconhece a importância da parceria com o município de Paragominas e da educação como componente essencial para o desenvolvimento econômico e social da região. Ao incentivar a qualificação dos profissionais de educação, a companhia contribui para a formação de uma geração de crianças, jovens e adultos mais capacitados e habilitados para o futuro”, esclarece Rachel Starling, gerente geral de programas socioambientais da Hydro.

Sobre o programa

Desde 2019, o Território do Saber tem contribuído para melhoria da qualidade da educação pública de Paragominas, por meio da qualificação de professores, acompanhamento pedagógico às escolas, apoio à gestão da rede de ensino e alfabetização de jovens e adultos.

Em 2020 e 2021, o projeto ofereceu cursos gratuitos de aperfeiçoamento e especialização aos profissionais da rede de educação do município para ampliar as competências e habilidades didático-pedagógicas, com metodologias inovadoras de ensino e aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática, mais outras temáticas alinhadas com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como Educação Infantil, Educação Integral, Educação Especial e Formação de Lideranças. Mais de 500 profissionais, entre professores, coordenadores, diretores, técnicos e lideranças de escolas urbanas, do campo, indígenas e da própria Semec, participaram dos cursos, seminários e oficinas promovidos pelo programa.

Para além dos eventos e formações, o programa deixou outro legado importante em 2021: a construção coletiva do currículo da Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (AJAI), com proposta curricular construída por consultores, técnicos da Semec, alfabetizadores e representantes dos alunos.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas