Em Paragominas, hospital regional divulga números do atendimento em 2015

Atendendo política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), que há mais de um ano e meio presta assistência de média e alta complexidade na Região do Capim, efetivou, em 2015, 13.093 intervenções diárias pelo setor Psicossocial, no acompanhamento dos usuários hospitalizados nas enfermarias das clínicas médica e cirúrgica, Pronto Atendimento e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, além do acolhimento e orientação aos familiares e acompanhantes de usuários.

O resultado prático dessas atividades assegura um atendimento mais ágil aos usuários e maior esclarecimento quanto ao quadro clínico de cada paciente e de forma sistemática. O setor psicossocial identifica as demandas necessárias à melhoria constante da assistência. Segundo o diretor Cledes Silva, dessa forma, o atendimento segue a visão de humanização também proposta pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o qual propõe humanizar a prestação de assistência à saúde, visando a restauração do bem-estar físico, psíquico e social, em benefício da comunidade.

Dos projetos desenvolvidos, o destaque é a Visita Psicossocial, feita diariamente junto aos usuários das enfermarias clínica cirúrgica e médica e pronto-atendimento para dar suporte à prestação de atendimento e acompanhamento psicossocial individualizado, via orientações ao usuário ou familiares, durante o período de hospitalização, possibilitando acesso às orientações sobre seus direitos e benefícios. Foram feitos 9.861 atendimentos em 2015.

Outro importante projeto é a Visita Multiprofissional, que visa reduzir o impacto emocional de familiares com usuários internados em estado grave, levando esclarecimentos sobre a evolução do quadro clínico que o usuário poderá apresentar, frisando o acolhimento e o suporte emocional. Para tanto, a equipe de duas assistentes sociais e uma psicóloga compõe grupo de “Visita Multiprofissional”, junto aos usuários da UTI, baseando a atividade na relação recíproca entre intervenções técnicas, que em 2015 resultou em 149 atendimentos.

Já o Acolhimento Psicossocial junto aos visitantes e familiares dos usuários da UTI fechou as atividades ano passado com 1.160 atendimentos com orientações referentes às normas e rotinas da UTI, incluindo informações sobre visitas/horários, vestimentas adequadas para acesso ao setor, além de abordagens sobre seus direitos enquanto usuários.

O projeto em Educação e Saúde, por sua vez, promove palestras diariamente aos usuários que aguardam por atendimento ambulatorial, com abordagem de assuntos diversos e de interesse coletivo. Foram 551 atendimentos em 2015. Também foram oferecidos 1.372 atendimentos na recepção do pronto-atendimento e sala do Serviço Social, com atuação sempre focada nos familiares dos usuários hospitalizados, e de forma humanizada aos que chegam ao hospital, referenciados ou não, esclarecendo sobre os serviços oferecidos e as normas vigentes.

O serviço prestado pelo hospital beneficia usuários de 22 localidades compreendidas pela Região de Saúde Metropolitana III, que é regulada pelos municípios pactuados do 3°e 5° Centros Regionais de Saúde (3° e 5° CRS) com 800 mil habitantes. O Hospital Regional do Leste oferece 70 leitos, 20 de UTI, e dispõe ainda de clínicas médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/ neurocirurgia, traumatologia/ ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/ neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ ortopedia.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046/ 3739-1253/ 3739-1102.

Vera Rojas
Hospital Regional do Leste (Paragominas)

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One thought on “Em Paragominas, hospital regional divulga números do atendimento em 2015

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