Pará tem 2,7pts no Hanking de cumprimento da lei de Transparência

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

A Escala Brasil Transparente, 2º Edição mostra os índices do Estados, Capitais e Município referente ao uso de ferramentas que promovem a transparência nos gastos públicos.

O Portal Canaã teve acesso exclusivo aos dados, trazendo informações pertinentes a sociedade interessada.

O Estado do Pará aparece na 23º Colocação com pontuação de 2,78, já ferente as capitais Belém aparece na 21º colocação  com 4,72 com 2,64pts a mais que da 1º edição.

Canaã dos Carajás não aparece na lista, nem Parauapebas e Marabá. O Portal Canaã estará sempre analisando esse dados a procura de informações que comprovem a inoperâncias dos município para melhor provimento.

Ceará e São Paulo aparecem no topo da lista, como os 2 estado mais transparentes do Pará com nota 10 (dez). Rio Grande do Norte e Amapá são os únicos que aparecem com nota 0 (zero).

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários à Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.109/2013.

A EBT é um indicador que tem o objetivo de avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas versões 1.0 e 2.0 concentram-se na transparência passiva, sendo essa vertente escolhida pela ausência de métricas de avaliação que contemplem essa nova obrigação advinda da LAI.

O diferencial da métrica adotada pela CGU é a abordagem de verificação de efetividade da LAI, pois foram feitas solicitações reais de acesso à informação sobre diversas áreas de governo. A CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação.

 

J.C. – Redação do Portal Canaã

 



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas