Desde que a mineração ficou famosa no Pará com a exploração da mina de Serra Pelada e toda história que produziu, muita gente tem em mente que não é possível existir desenvolvimento sustentável em cidades mineradoras.
É bem verdade que o medo faz parte da nossa vida e em muitos momentos nos ajudaram a não cair em ciladas. Um carro em más condições, uma casa na praia que só traria dor de cabeça, um terreno em um bairro que não prosperou.
Mas podemos usar nosso medo de uma forma mais inteligente. Substituir o medo pela cautela se torna essencial nas nossas decisões. A cautela serve para dosarmos o risco, imaginar situações desfavoráveis e criar saídas caso algo desse errado.
Nos imóveis é a mesma coisa. Todo dia converso com clientes e conheço de perto alguns dos seus medos. Perder dinheiro é o maior deles.
Mas existe diferenças entre clientes. O que tem apenas medo e o que tem cautela. Inegavelmente, os cautelosos são os que fecham negócio. E é satisfatório vê-los iniciar seus negócios em lotes que adquiriram ou passar em frente de uma casa vendida e ver a família feliz saindo ou chegando em casa.
E o papo da mineração?
Vamos voltar ao assunto que interessa. Nossa região desfruta de atividades minerárias desde a década de 70. Quem dizia que Parauapebas iria acabar está com dor nos cotovelos até hoje. Quem abandonou a cidade e voltou sabe que perdeu muito tempo. E seu medo o fez perder dinheiro. Na verdade, perderam muito dinheiro.
Canaã dos Carajás é a mesma coisa. Quem comprou terreno na Weyne Cavalcante em 2000, venderia hoje por milhões. Onde era fazenda ou zona rural deu lugar a belos bairros e chácaras. “Ah, mais o Sossego vai acabar. A implantação do S11D terminou, a operação vai empregar pouca gente”, disseram.
As oportunidades passam. Mas sempre existem novas. E hoje eu afirmo. Carajás vai continuar crescendo pois tem reservas minerais grandiosas e porque estamos na Amazônia.Além da mineração, universidades estão chegando, o comércio de serviços está cada vez mais estabelecido. Eu vejo Carajás como um modelo para o país de uma região sustentável. A Amazônia tem potenciais turísticos, logísticos e muito mais. O Brasil ainda é um país jovem e o mundo vai precisar de nossa biodiversidade.
Então, não permita que seu medo te paralise. Use a cautela, dose seu risco e aproveite as oportunidades, pois elas ainda estão por aí. Na Brigido Imóveis temos algumas em nossas carteira. Só nessa semana, fechamos aluguéis de galpões comerciais, imóveis e muito mais.
Vem falar com a gente! Vamos conversar sobre seus planos e fechar negócios. Nosso time está te esperando para um cafezinho.
Abimael Brigido, diretor-proprietario da Brigido Imóveis.
CRECI-PA 1158J
(94) 98111-0462
Um abraço!