Novo Hospital Regional de Ourilândia do Norte beneficiará 15 municípios do sudeste paraense

Serão disponibilizados 120 leitos para atendimento de casos de alta complexidade na região
Foto: Marcos Santos

O Hospital Regional de Ourilândia do Norte (HRON) será referência em atendimento de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e terá capacidade para beneficiar mais de meio milhão de pessoas que residem ao longo da rodovia PA-279, moradores de 15 municípios da região sudeste paraense. Serão disponibilizados 120 leitos para atendimento de casos de alta complexidade na região

As obras da primeira etapa da unidade estão concluídas e envolvem cerca de 830 m² de área construída com recepção, consultórios, farmácia, sala de imunização e outros 1.150 m² de área aberta de estacionamento, paisagismo e circulação. A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo do Pará e a Vale, que é responsável pela obra de construção, equipagem do hospital e entrega do prédio. A gestão, operação e manutenção da unidade será do Estado.

“O Hospital Regional será mais uma importante unidade hospitalar colocada à disposição da população, visando atender todas as necessidades dos municípios do Araguaia. É mais um compromisso do Governo do Estado de levar saúde a toda a população paraense, que não vai precisar mais se deslocar aos nossos Hospitais Regionais em Marabá e Redenção, e tampouco para Belém”, ressalta o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

A segunda etapa da obra da unidade, com área total de mais de 11 mil m², distribuídos em quatro pavimentos, está em andamento. Os próximos passos envolvem a energização da subestação do hospital e o comissionamento, ou seja, a fase de testes de alguns equipamentos, como aparelhos de ressonância magnética, tomógrafo, mamógrafo, raio-x, densitômetro ósseo. Cerca de 280 trabalhadores atuam na construção, que tem previsão para conclusão até março de 2023.

Especialidades – O Hospital Regional terá capacidade para atendimento de casos de alta complexidade e unidades de terapia intensiva (UTIs). Entre as especialidades médicas disponíveis à comunidade, estão: cirurgia geral, oncologia, traumatologia, obstetrícia de alto risco, oftalmologia, nefrologia, cardiologia, além de UTIs adulto, pediátrico e neonatal.

Além de Ourilândia do Norte, o Hospital Regional vai beneficiar moradores dos municípios de Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã, Xinguara e outros do Sul e Sudeste.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *