Os estudantes paraenses estão ansiosos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre no próximo final de semana. Quem ainda não está com o cartão de inscrição em mãos tem que ficar mais atento porque, este ano, o documento deve ser impresso pela internet. No Pará, 58% dos 367.177 mil alunos inscritos ainda não fizeram essa consulta, ou seja, ainda não sabem onde vão fazer a prova, de acordo com dados do Inep levantados até o meio-dia do último dia 13.
“A preparação é na calma. A gente estudou e a concentração na hora da prova é o básico para ter uma boa preparação”, conta a estudante Nielly Montão, que pretende passar no curso de direito.
No Pará, mais de 367 mil candidatos devem fazer a prova do Enem. O exame é a principal forma de ingresso nas instituições públicas do estado. Marceli de Souza não tem internet em casa e teve dificuldades para conseguir saber o local de prova. “Eu fui no cyber e tentei entrar, mas estava dando congestionado”, relembra a aluna.
A orientação para quem já conseguiu a informação é visitar o local onde vai fazer o exame antes do dia da prova. “É muito importante você visitar o local de prova, verificar onde está o banheiro e o bebedouro. É importante você levar pelo menos uma barra de cereal para o lanche”, orienta a diretora de ensino da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Clara Yures.
“Na primeira semana eu já imprimi e já sei o local onde eu vou fazer a minha prova. Já está tudo ok e eu estou só esperando o grande dia”, conta,ansiosa , a estudante Shirley de Souza.
As provas do Enem serão realizadas no próximo sábado (24) e no próximo domingo (25). O cartão de inscrição deve ser levado pelo candidato. Nas cidades onde não está em vigor o horário de verão, os portões abrem ás 11h e fecham às12h.
Redação do Portal Canaã com informações do G1