O prefeito eleito de Marabá, Toni Cunha, tem dado bons exemplos quando o assunto é sua futura gestão à frente da prefeitura. Ele começou anunciando seu secretariado e animou a sociedade ao mostrar uma enorme independência do próximo governo.
E hoje à noite, lançou uma espécie de “Qual a sua opinião?” no Instagram, respondendo aos comentários dos internautas. Parece que lá será colocada em prática aquela tradicional fala de palanques: “ouvir as pessoas”. Mas o que Toni Cunha quer, na verdade, é consultar a sociedade sobre sua ideia: “Ocorreu-me a ideia de centralizar todas as políticas públicas de cultura na Fundação Casa da Cultura de Marabá, extinguindo a SECULT e passando seu pouco orçamento e estrutura para a fundação, economizando e tornando mais eficiente o uso dos recursos públicos”, escreveu.
Na publicação, Toni Cunha explica: “Nossa cidade de Marabá tem dois órgãos públicos com atribuições idênticas na área cultural. Um é a Fundação Casa da Cultura de Marabá, com personalidade jurídica própria, gestão independente, mais equipamentos, robustez e atribuições que englobam as da Secretaria de Cultura. O outro é a Secretaria de Cultura, cujas atribuições também estão entre as da Casa da Cultura de Marabá, mas com pouca estrutura, pouquíssimos servidores e orçamento.”
E não para por aí! Toni Cunha já anunciou que fará uma audiência para debater o assunto com a comunidade. “Promoverei audiência para discutir o tema com cidadãos, fazedores de cultura e demais atores políticos. Mas, a priori, não faz sentido mantermos dois entes públicos, sendo um com as mesmas atribuições que já podem ser feitas por outro”, destacou o prefeito eleito.
E ele reforça: “Quero fazer uma administração transparente e ouvir a população e todos os atores políticos em decisões importantes.”