Governo do Pará propõe união na construção de caminhos para a preservação da Amazônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: ascom/SEMAS

A construção de caminhos para a preservação da Amazônia, mantendo a cobertura vegetal e sua diversidade, mas incluindo alternativas para melhorar a qualidade de vida dos seus milhões de habitantes, precisa da participação da Igreja, dos governos e da sociedade, enfatizou o governador do Pará, Helder Barbalho, em seu pronunciamento no encontro promovido pela Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano e governadores da Amazônia brasileira, na manhã desta segunda-feira (28).

“Se não formos capazes de encontrar solução para esses milhões de brasileiros, certamente, cada um vai procurar sua alternativa, seja da nossa flora e da nossa fauna. Dito isto, quero fazer o chamamento de atenção das comunidades tradicionais, e que possam ser olhadas de forma prioritária. É fundamental a preocupação, para que não haja uma tentativa de exclusão de quem tem por direito a preservação de sua cultura e de suas raízes”, destacou o governador paraense, que integra uma comitiva de chefes de Executivo da Amazônia e do nordeste. Todos se pronunciarão, ressaltando as características de suas regiões.

O governador do Pará ressaltou a importância do agronegócio no Estado, uma das atividades mais expressivas da economia paraense, e apresentou diretrizes que possam manter essa economia sustentável, valorizando a floresta em pé.

  Todos os Candidatos a Deputado Estadual do PA - Eleições 2022

Helder Barbalho destacou o desafio da sociedade, a colaboração da Igreja e dos governos para a construção de uma região econômica e com caminhos efetivos para a vida da floresta. Por fim, ressaltou que 23 milhões de brasileiros vivem na Amazônia e necessitam de acesso a serviços essenciais, como abastecimento de água, saúde pública e saneamento, e que cada governo precisa pensar nas soluções sustentáveis para manter o equilíbrio das populações dessa região.

Fundo estratégico – O governador paraense apresentou aos participantes o Fundo Amazônia Oriental (FAO), destinado à captação de recursos nacionais e internacionais para implementação de políticas, programas e projetos estratégicos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ele já havia apresentado o FAO em outro evento no exterior, na Conferência Internacional sobre Preservação da Amazônia, que ocorreu em Nova Jersey, Estados Unidos, nos dias 17 e 18 de outubro.

O secretário de assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Fábio Mendes Marzano, abriu a discussão sobre o comprometimento que o Brasil tem assumido nas reuniões internacionais sobre meio ambiente e preservação da floresta amazônica. “Quero enfatizar que o governo brasileiro reconhece a importância dessa discussão, e segue de perto todos os instrumentos de acordos internacionais existentes. No acordo de Paris, por exemplo, o Brasil esteve lá e negociou ativamente, e assumiu o compromisso que dentre todos os países em desenvolvimento é o único  que produz metas absolutas de redução de suas emissões”, afirmou o representante do governo brasileiro.

  Jeová Andrade registra candidatura no TSE oficialmente

No encerramento do Sínodo da Amazônia, o Papa Francisco anunciou a criação de um órgão dentro da Santa Sé dedicado aos cuidados com a Amazônia. O departamento deverá ficar dentro do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, sob o comando do cardeal Peter Turkson, de Gana.

Também integram a comitiva do Pará o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, e o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Daniel Santos.

“É preciso ter um olhar para Amazônia. O próprio sínodo reafirmou que os países desenvolvidos precisam reduzir suas emissões de CO2 e devolver em recursos financeiros aos países que tem floresta amazônica para que sejam realizados investimentos na economia que favoreça a manutenção da floresta”, avaliou o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas