Governo do Pará entrega mais de 100 viaturas e abre cerca de 2,5 mil novas vagas prisionais

Foto: Ascom/SUSIPE

Mais 132 viaturas passam a reforçar, a partir desta terça-feira (10), a frota atual da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e do Detran-PA. A entrega dos veículos, que ocorreu no Hangar – Centro de Convenções, reafirma o compromisso do governo em equipar os órgãos de segurança e fiscalização, para continuar diminuindo os índices de criminalidade, combater à violência, e proporcionar tranquilidade para à população paraense.

Para a SEAP foram entregues 60 novos veículos tipo pick-up cela, com cabine dupla modelo viatura policial, equipados com cela tipo 02, rastreador, rádio comunicador, grafismo, sinalizador acústico e visual. Além de 40 caminhonetes modelo S10, motocicletas e vans para atividades de educação no trânsito e do TerPaz.

“Esses investimentos contribuem para que a gente tenha condições de prestar um serviço de qualidade para a população, além de representar a valorização dos servidores”, afirma a agente de fiscalização de trânsito, Roberta Franco. “Essas viaturas são essenciais para o nosso dia a dia de trabalho. Nos sentimos valorizados e esse investimento vai ser refletido no serviço de qualidade e melhor equipado que será entregue à população”, reitera o coordenador de operações Detran, Ivan Feitosa.

Além do aumento da frota, o Diretor Geral do Detran, Marcelo Guedes, comemora as várias conquistas do órgão. “Temos um trio de vitórias para celebrar, que é composto pelo aumento da frota, a majoração da gratificação do risco de vida dos servidores (que passou de 80% para 100%) e fomos o único órgão do Brasil contemplado com 321 mil dólares para serem investidos em cursos de capacitação certificados pela ONU para a melhoria das práticas operacionais de trânsito dos agentes”, comemora.

Para promover o fortalecimento da segurança pública no Pará, as viaturas atenderão as demandas da SEAP e realizarão atendimentos de consultas, exames, audiências, perícias médicas, transferências e outros. Os Municípios contemplados são: Belém, Castanhal, Santa Izabel, Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Itaituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Salinópolis, Santarém, Tomé-açú e Tucuruí.

Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho também assinou duas Ordens de Serviço, para a abertura de 2.649 vagas prisionais e dois alojamentos semi-abertos para abrigar mais 200 novas vagas na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, além de reformas em diversas casas penais do Estado.

O Governador anunciou ainda mais investimentos para o sistema penitenciário do Estado. “Vamos inaugurar, no próximo dia 21, um novo presídio em Redenção e também estamos trabalhando para entregar um Presídio em Tucuruí e fortalecer o sistema penitenciário do Estado”, anuncia.

Fotos: Ascom/SUSIPE

Acompanhe as notícias no WhatsApp