Expansão da Sinobras vai duplicar capacidade de produção em Marabá

Foto: Sinobras

A Sinobras, empresa do Grupo Aço Cearense, está prestes a concluir um projeto de expansão que resultará na duplicação da capacidade de produção em Marabá. O empreendimento inclui a instalação da Laminação 2, com a incrível capacidade de produzir 500 mil toneladas de aço laminado em bobina e spooler por ano.

A empresa enfatizou que essa expansão trará uma série de benefícios e oportunidades de crescimento para a economia local. Um aumento significativo no número de empregos é esperado, juntamente com o fomento do desenvolvimento regional. A Sinobras está, ainda, investindo consideravelmente em capacitação para garantir que sua equipe esteja preparada para operar nas novas instalações.

Desde maio de 2023, estão em andamento treinamentos abrangendo operações, manutenção mecânica e elétrica, além de automação. Esses treinamentos focam em vários processos, como o forno de reaquecimento, laminador, bobinas, spooler e sistemas de automação, entre outros. Os colaboradores envolvidos nesses treinamentos receberão certificados emitidos pelo Grupo Danieli, uma multinacional de destaque na fabricação de equipamentos para a indústria de metais e responsável pela criação do novo laminador da Sinobras.

Segundo Ian Corrêa, vice-presidente de operações do Grupo Aço Cearense, “A fim de capacitar a equipe que atuará na Laminação 2, a Sinobras está realizando investimentos em diversos programas de capacitação para a atual e futura equipe. Estão participando da jornada de treinamentos os colaboradores que foram realocados da área de Laminação 1 (colaboradores de outras áreas da siderúrgica que passaram por um processo seletivo e foram promovidos para novos cargos na Laminação 2), bem como os recém-contratados para o início das operações. Estimamos um investimento total de mais de R$ 1 milhão, incluindo visitas a empresas estrangeiras, como a Siderúrgica Alfa Acciai, localizada em Brescia, e a Siderúrgica ABS, localizada em Udine, ambas na Itália. O propósito dessas visitas é adquirir conhecimento sobre os processos de produção de empresas que já possuem o mesmo modelo de laminador que está sendo instalado na Sinobras.”

A Sinobras também estabeleceu uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai de Marabá. A empresa conduziu, ao longo de cinco meses, um curso gratuito de Laminação para a população local e seus próprios colaboradores. Em maio de 2023, 50 profissionais concluíram o curso e receberam seus certificados de capacitação. Essa iniciativa educacional faz parte do projeto Crescer, desenvolvido pela siderúrgica, que visa proporcionar formação para a população local.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

3 thoughts on “Expansão da Sinobras vai duplicar capacidade de produção em Marabá

  1. Muito bom essa empresa e essencial pra nosso estado precisamos muito dela produzindo tenho maior orgulho de carregar meus caminhões nessa empresa fico muito feliz por ela está crescendo sinal que vamos ter.muitos cervicos aqui fica felicitações Mineiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *