Estresse e ansiedade: psicóloga Elaine de Sousa explica como prevenir

Psicóloga do Hapvida NotreDame Intermédica, Elaine de Sousa - Foto: Francesco Costa

“O mundo hoje anda muito acelerado. Assim, observamos que a cada dia que passa ocorrem mais situações exigindo que a pessoa tenha mais rendimento”, explica a psicóloga do Hapvida Notredame Intermédica, Elaine de Sousa, citando como outro agravante a competitividade.

Ela cita que as pessoas têm feito muitos comparativos e exigindo ser melhor que as outras. Mostrando como exemplo quando vê alguém ser aprovado no vestibular ou adquirindo algum bem faz o impossível para também fazer algo semelhante.

O resultado disso é desenvolver o estresse que, por conseguinte, traz consigo outras doenças físicas e psíquicas nas pessoas, sendo uma delas a ansiedade. “A ansiedade e o estresse não são mais notados apenas em adultos. Mas, vem afetando também crianças, adolescentes e jovens; indiscriminadamente de cor, raça, classe social e religião”, detalha a psicóloga, contando que isso faz com que as pessoas tenham medo do futuro e pensamentos negativos.

Prevenção na infância 

A psicóloga Elaine de Sousa, orienta que na infância é um bom momento para prevenir o estresse e a ansiedade. A melhor forma é deixando as crianças serem crianças. “A competitividade de hoje leva os pais a colocarem os filhos na melhor escola e fazer planos para que a criança seja um médico, advogado ou outra profissão exitosa. Assim, os pais planejam com o futuro da criança e cobra dela a realização de um sonho que não é dela, mas, dos pais”, sintetiza Elaine, lembrando que, muitas vezes, não sobra tempo para que a criança curta a família em sua fase infantil, tirando dela o momento de interação e lazer com os amiguinhos.

A cobrança imposta sobre a criança, faz com que ela fique estressada e exija mais a presença dos pais, por isso, uma observação feita pela psicóloga é que, dado a ocupação do dia a dia, os pais devem estar atentos para não apenas dar presentes, mas, também, serem presentes na vida da criança. (Texto: Francesco Costa)

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *