Com uma população estimada em 30.264 habitantes (segundo prévia do IBGE de 2022), Iara Braga, do PSD, foi eleita prefeita de Eldorado do Carajás (PA) em 2020 com 8.420 votos. Em uma entrevista exclusiva ao Portal Canaã, a prefeita contou um pouco mais sobre sua trajetória pessoal e política. Professora desde muito jovem, Iara possui 22 anos de experiência como profissional da área de Educação, e contou com detalhes o que a inspira a exercer o cargo com tamanha maestria.
“A Iara, antes de ser prefeita, é uma serva, sou apaixonada por servir a Deus. Antes de tudo, eu sou professora. Aos dezoito anos de idade comecei a trabalhar em sala de aula, fui professora do maternal, mas também ministrava aulas no ensino médio, sou concursada no município e no estado, sou contadora, sou mãe e sou filha. Uma das maiores atividades que eu fazia antes de ser prefeita, e faço até hoje, é o trabalho social, sou encantada por cuidar daqueles que mais precisam”, conta a prefeita ao declarar sua paixão por trabalhos sociais e por cuidar de pessoas, principalmente de idosos e crianças, pois, segundo ela, são as duas fases da vida que mais precisam de apoio.
Estar prefeita
Além de competir com antecedentes, em suma homens, a falta de estrutura financeira da então candidata, fez com que ela enfrentasse diversas dificuldades em sua campanha, e mais ainda, ao ser eleita. Por esses motivos, ela enxerga sua vitória como uma missão de Deus.
“A vontade de ser prefeita não surgiu. Eu vejo como uma missão de Deus pra minha vida. Seria impossível a Iara ganhar uma eleição nos moldes do que se pensa do que é uma eleição. Eu venho de uma família muito humilde, sem nenhum poder aquisitivo e sem recursos. Ganhar seria impossível, mas acredito que Deus fez com que eu estivesse aqui hoje, as pessoas começaram a observar esse lado humano da Iara, do trabalho social, da Iara que era voluntária na ASDUR, que criou a ASDUR, que atende idosos, da Iara que era voluntária na APAE, do trabalho da Iara lá na igreja, resgatando vidas. Olharam para mim e pensaram: precisamos de uma prefeita humana. Diferente dos prefeitos anteriores, que eram todos homens, com um perfil muito mais duro. Em 2016, quando recebi o convite para candidatura, a gente empurrava carro de som na rua, mesmo os outros candidatos tendo uma grande estrutura financeira, nós ainda ficamos em 2° lugar, o que foi uma surpresa. Hoje as pessoas têm liberdade! Quem gosta de mim fala bem, quem não gosta também fala. A minha vida é pública, eu sabia disso, eu sabia que eu tinha que estar preparada para ser elogiada e ser criticada. Não fui eleita para ser aplaudida, fui eleita para trabalhar, para atender”.
Gestão
De acordo com a prefeita, assumir em 2021 trouxe grandes desafios, pois o cenário causado pela pandemia da Covid-19 ainda era instável, os recursos oferecidos pelo Governo eram mínimos ou praticamente nulos. “Foram muitos desafios, a gente assumiu no meio de uma pandemia, mas todos os recursos da pandemia foram para 2020, para contenção da proliferação do vírus”.
Segundo a prefeita, a não prestação de contas para a Receita Federal causou perdas ao município e foi preciso recomeçar. “Então, a gente assumiu o município com muitos problemas e sem recursos. A gente assumiu um município que, só pra você entender, até o CNPJ era cadastrado errado na Receita Federal. Um município que a merenda escolar não tinha prestação de contas e por isso os recursos ficaram congelados. Então, se nós tivéssemos tido, por exemplo, aulas em 2021, como nós iríamos proporcionar merenda escolar? Pois não tinha recursos para a merenda escolar, recurso do transporte escolar bloqueado, convênios todos sem prestarem conta. Um município completamente travado administrativamente falando. Tudo apagado, não havia nada registrado em movimentos de transação. A gente teve que começar uma gestão do zero, construir tudo”.
Atualmente, após o início da vacinação, tornou-se possível se reerguer e melhorar o cenário da saúde. Ela também conta sobre a construção de um hospital, com a previsão de entrega da primeira etapa em abril. “Hoje estamos entregando um hospital. Antigamente era um local alugado e sem higiene sanitária para atender. O lugar mais insalubre que tinha na cidade era o hospital e a secretaria de saúde. Tinha dois computadores que funcionavam ou quase nenhum”.
Sendo assim, a prefeita aponta melhorias já realizadas na área da saúde. “Hoje temos uma secretaria de saúde reestruturada, reformada, que está sendo murada, onde as pessoas esperam para ser atendidas, sentadas, em uma sala climatizada, reabrimos o centro cirúrgico. Eldorado hoje já faz cirurgias eletivas, as mulheres já podem ter seus partos cesáreos em Eldorado, pois as pessoas já não nasciam mais em Eldorado. Hoje a gente já faz mutirão de cirurgia de cataratas e pterígio. Nossa fila de exames, praticamente zeramos, havia uma lista de vários anos de espera. A gente está vendo com o governo do estado para entrar a parte de emergência”, explica a prefeita.
O recomeço nas escolas
No cenário da Educação, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela quantidade de recursos bloqueados, a prefeita Iara Braga destacou a entrega de quatro escolas. Durante a entrevista, a prefeita reforçou que deseja investir ainda mais na qualificação da juventude do município e destacou vários avanços na parte de infraestrutura. “Já construímos uma escola (vila Peruana), seria até interessante ver o antes e o depois. Eu brincava dizendo que essa escola era pior do que algumas baias que existiam nas fazendas do município. Essa escola tinha sido construída pela própria comunidade, ela tinha sido construída pelo assentamento da comunidade Lourival Santana, a partir de restos de madeiras”, disse a prefeita sobre a obra realizada, que agora conta com uma escola em ótimas condições. “Foram mais de 120 salas climatizadas, mesmo nas escolas que a gente ainda não reformou. a gente climatizou. Também foi realizada a aquisição de mais dois ônibus novos. Estamos construindo o Ensino Infantil aqui no bairro Buriti, a previsão é para após o dia 20, essa é uma parceria com o governo do Estado”.
A prefeita também relembra que, antes de iniciar o mandato, as escolas em geral se encontravam em péssimo estado. “Nós não recebemos nenhuma escola com condições para os alunos estarem em sala de aula, todas precisavam ser reformadas, salas sem climatização, sem quadro, sem carteira. Então, hoje já fizemos a entrega de mais de quatro escolas, algumas construídas, outras reformadas. Ainda no final deste mês a gente entrega mais duas escolas totalmente recuperadas. Nossa meta é entregar todas as escolas do município completamente reestruturadas e com equipamentos novos até abril de 2024 […] recebemos, inclusive, além da merenda escolar, do transporte escolar que estava bloqueado, recebemos os recursos do VAAT e do VAAF, que tínhamos perdido devido a má prestação de contas em 2019 e 2020. Nós ficamos sem receber em 2021 mais de 12 milhões para a educação e a gente conseguiu desbloquear esse ano e aumentarmos, então vamos receber 7 milhões a mais do que estava previsto”.
Na atual gestão, foi implantado também o Centro Universitário, proporcionando dois cursos pela UNIFESSPA em parceria com a Forma Pará, do governo do Pará. Em busca de avanços no ensino superior, a prefeita contou que deseja aumentar a quantidade de cursos e também informou sobre a implantação de Laboratórios de Química para incentivar a pesquisa na cidade e contribuir com estágios para os acadêmicos. “Então agora nós já temos o curso de Engenharia Civil, e agora, no dia 16 vai iniciar o curso de Química. Estamos em namoro com o Forma Pará para que tenhamos o curso de Enfermagem e Veterinária”, conta Iara.
O futuro de Eldorado do Carajás
Questionada sobre suas expectativas e projetos futuros, Iara não deixa de relatar a importância da evolução econômica e suas ambições para Eldorado do Carajás, terra de um povo que esperou por mais de 30 anos melhoras em gestões anteriores. “Como é que eu vou explicar para o seu José, para a dona Maria que mora lá na ponta, que Eldorado em nenhuma gestão anterior trabalhou a arrecadação. Ninguém paga IPTU, ninguém paga uma coleta de lixo. Esse ano, inclusive, nós estamos trabalhando, o nosso setor de tributos para ser reestruturado, a gente vai fazer a integração das secretarias, vamos criar uma agente de arrecadação no município, que vai integrar todo o nosso setor de arrecadação, para que possamos ter arrecadações também, e que aí a gente avance mais ainda, inclusive com recursos próprios, trocamos praticamente todo o nosso parque para iluminação de LED, ainda tem muito o que fazer, mas já conseguimos pontuar com o pouco do recurso que tínhamos e avançar, fazendo arrecadações, investindo na iluminação da cidade, mas o povo, eles olham para as outras cidades e veem elas numa velocidade maior, e acabam comparando, e aí não tem como fugir dessa comparação”, disse.
“A gente está muito confiante, acreditamos que retomaremos os trabalhos sociais, que nesse ano a gente possa trabalhar a questão da habitação, que a gente não conseguiu nos dois primeiros anos, conseguimos recursos para avançar na pavimentação. A cidade precisa ser pavimentada, enquanto eu vejo Canaã querendo pavimentar a zona rural, a gente não tem nenhum recurso para pavimentar a zona urbana, chega ser humilhante isso! Eu torço lá para Canaã, mas quero que Eldorado também dê certo.”
A prefeita também trouxe dados importantes sobre a área da saúde no cenário anterior. “Só para vocês terem ideia, quando assumimos a saúde do município, de 100% das metas propostas para a saúde, que o município deveria cumprir, eles cumpriam apenas 12%. Hoje nós já chegamos a mais de 56% do cumprimento dessas metas, conforme o relatório que saiu em setembro, mas nossa meta para o próximo relatório é alcançar mais de 70% no ano passado, nós conseguimos captar 5 milhões de emendas para a saúde”.
Por fim, Iara agradece ao trabalho técnico, as aprimorações internas que devem ser feitas para uma melhora externa, e também à parceira Vale. “Estamos construindo um Centro de Convivência, um CRAS e um abrigo, graças a uma parceria com a Vale, que mandou todos os recursos para a gente construir esses três espaços. Além disso, está investindo na ASDUR, APAE e na Associação da Gavião Guerreiros, que é uma desportiva exclusiva para esportes”
“A gente não quer chorar o resto da vida, não. Não somos invejosos, torcemos pelo sucesso dos outros e queremos o sucesso dos nossos povos”, concluiu a prefeita.