O deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA), presidente do PL no estado, lidera as intenções de voto para a prefeitura de Belém, de acordo com o Instituto Paraná Pesquisas. Divulgada nesta quarta-feira (13), a pesquisa demonstra o favoritismo do parlamentar, que acumula vantagem de 10 a 13 pontos percentuais sobre os seus adversários, nos três cenários simulados.
O parlamentar aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e rival do governador Hélder Barbalho (MDB) impõe uma diferença até 13,2 pontos percentuais para seus adversários, enquanto o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), fica com a quarta posição entre as sete opções oferecidas aos eleitores belenenses, no levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo PA-07656/2024, para o cargo de prefeito.
A pesquisa que ouviu 800 eleitores, desde o dia 7 deste mês de março até ontem, registrou o bolsonarista liderando a disputa com percentuais entre 26% e 24,3%, nos dois cenários estimulados.
O fraco desempenho do prefeito do PSOL está ligado à alta reprovação de sua administração, que obteve 75,4% de desaprovação, com avaliação negativa de 70,4 de sua gestão, na qual 59,5% consideram seu governo como péssimo e apenas 2,5% o consideram ótimo.