Garimpeiros aprovam proposta para exploração da montoeira de Serra Pelada

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Neste domingo (18), cerca de 2 mil pessoas participaram da assembleia geral, cuja ordem do dia era a apreciação, por parte dos associados, da proposta de parceria para exploração dos rejeitos do garimpo de Serra Pelada, a montoeira, feita pela empresa Sona Mineração, que após pesquisar o material, apresentou ao conselho de administração o relatório final, bem como o melhor projeto de exploração mineral.

Segundo a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp, a proposta da empresa Sona Mineração para explorar a montoeira é de 70% para a empresa e 30% para a sociedade garimpeira. O atual presidente da  Coomigasp, Edinaldo, entende que é uma mudança significativa, sair de 56% x 44% para 70% x 30%, não decidiu sozinho e convocou uma assembleia onde 1.068 garimpeiros votaram, sendo que 946 foram favorável e apenas 102 votaram no não, 13 brancos e 7 nulos.

A Coomigasp relatou que a produção da montoeira será devidamente divida em partes iguais entre todos os associados que estiverem regularizados no quadro da cooperativa.

A historia de Serra Pelada

Em plena floresta amazônica, entre Carajás e o Araguaia, foi descoberta uma montanha de ouro, em 1980. Serra Pelada, como ficou conhecida, era um elevado coberto por floresta cravado na Fazenda Três Barras, no sudoeste do Pará.

A primeira pepita foi encontrada pelo fazendeiro Genésio Ferreira da Silva, que, após mandar a preciosidade para averiguação, permitiu que um grupo de 30 homens tentasse a sorte em uma grota da propriedade.

O ouro de aluvião, caracterizado por aparecer em camadas superficiais da terra, era abundante: logo, a notícia se espalhou pelo país. Movidos pelo sonho do Eldorado, cerca de 90 mil homens, principalmente do nordeste, foram atraídos para Serra Pelada, entre 1980 e 1992, quando garimpo foi fechado.

Já nos primeiros meses, a vegetação foi retirada e a serra, dividida em barrancos para exploração individual. Aquele pedaço de floresta se tornou o maior garimpo a céu aberto do mundo, rendendo aos cofres públicos 42 toneladas de ouro.

Da Redação.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

0 resposta em “Garimpeiros aprovam proposta para exploração da montoeira de Serra Pelada”

Boa noite bom a companhar as notícias do Canaã q possa nos irfroma as notícias da região do sul do para

Deixe uma resposta

Ofertas