“É inegável o cuidado que esta gestão possui com o estado do Pará, com a segurança pública. São quase 10 meses de trabalho e cuidar da segurança muitas vezes não é somente inaugurar um prédio novo, mas sim valorizar o servidor e isso acontece. Cada policial deve ser reconhecido pelo seu trabalho, bem como outros profissionais. A redução da violência é fruto de um trabalho que conta com a parceria da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e, claro, da sociedade civil organizada”, disse o presidente da Alepa na noite desta quinta-feira (10.10), ao participar, junto com os deputados Fábio Freitas e professora Nilse Pinheiro, da inauguração do “Complexo Histórico Tradentes”, prédio histórico localizado na rua Gaspar Viana com a avenida Assis de Vasconcelos, no bairro do Reduto, Belém.
Com a inauguração, a construção arquitetônica, que em 2018 voltou a abrigar a sede do 2º Batalhão, passará a compreender também as instalações do Comando de Policiamento da Capital I, 28º Batalhão, Museu da PM e Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur). No ano de 1854 que a história da Polícia Militar com o novo prédio começou a ser construída, o local que sempre foi protagonista das ações da instituição, a exemplo disso as guerras do Paraguaia e Canudos. “Foi daqui que tropas saíram caminhando em direção à escadinha, na Estação das Docas, para embarcar rumo a um fato que entrou para a história. A Polícia Militar retoma o que é seu, esse prédio estava há 5 anos abandonado, e graças a intervenção do poder executivo estamos com um prédio que abrigará 5 unidades: Unidade Histórica, Museu da PM, Comando de Policiamento da Capital, o 2º Batalhão, que cuida de toda a área central de Belém, e o 28º Batalhão e Companhia Turística”, contou o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Pará, Coronel Dilson Júnior.
A deputada Professora Nilse Pinheiro disse que essa inauguração é um resgate: “Antes de mais nada parabenizo o governador do Estado e o comandante da PM, Dilson Júnior. É uma nova imagem de segurança pública desse Estado, onde estamos vendo uma gestão presente resgatando a história da PM, dando valor ao servidor, com o apoio da Alepa. A determinação de um trabalho sério, visando cada vez mais o bem da sociedade. Estamos testemunhando um melhor policiamento em nosso Estado”, destacou a deputada.
“Este é um momento singular e histórico de mais uma conquista para a estruturação, motivação e, claro, preservação da história da PM no Pará. Temos tido a responsabilidade com a segurança publica deste Estado e demais serviços. Nosso compromisso é de paz, esse Complexo Histórico Tiradentes contribuirá no combate à criminalidade. Nossos policiais, assim como tantos outros servidores, devem ter o respeito de todos nó”, afirmou o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.
As obras para a reforma do prédio iniciaram em 2017, com investimento integral do Governo do Estado no valor de R$ 6.250.500,00. A restauração arquitetônica foi dividida em duas etapas, com a primeira concluída em setembro de 2018, e a segunda para a recuperação da parte histórica do prédio, e finalizada com a entrega do Complexo Histórico Tiradentes.