O ano letivo de 2025 começou com um ar de renovação em Parauapebas. Cerca de 47 mil estudantes, entre as áreas urbana e rural, retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (24), dando início a um novo ciclo de aprendizado. Para muitos, esse recomeço vem acompanhado de expectativas e desafios, mas também de promessas de transformação.
Desde o início do ano, a administração do prefeito Aurélio Goiano tem se debruçado sobre o desafio de redefinir a educação na Capital do Minério. A nomeação da nova secretária de Educação, Maura Paulino, uma advogada com quase duas décadas de experiência, foi o primeiro passo nesse percurso. Demonstrando empenho e disposição, Maura tem se dedicado a implementar mudanças que possam impactar positivamente o ensino municipal.
Uma das iniciativas que mais têm chamado atenção é a implementação do Programa Cívico-Militar na Escola Nelson Mandela. Escolhida para a fase piloto do projeto, a unidade promete ser a porta de entrada para um modelo de ensino pautado em disciplina, valores cívicos e melhorias no desempenho acadêmico. O programa, já adotado em outras regiões do país, busca envolver alunos, professores, pais e a comunidade em uma nova dinâmica educacional.
Além disso, a segurança nas escolas também tem sido uma preocupação da nova gestão. A “Operação Volta às Aulas”, conduzida pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão (Semsi), garantiu uma recepção segura para estudantes e profissionais da educação. A ação será mantida ao longo do ano, reforçando a tranquilidade no ambiente escolar.
Durante a visita à Escola Municipal Nelson Mandela, a secretária Maura Paulino expressou seu comprometimento com a melhoria da educação no município. “Nós estamos muito felizes com esse novo ano, essa nova história, que nós estamos iniciando. As escolas, muitas delas, estão passando por reparos, algumas já terminaram, outras estarão sendo iniciada no segundo momento. Gostaríamos de dizer a todos os alunos, a todos os pais que nós estamos trabalhando pra realmente entregar uma educação de qualidade. Estamos empolgados, estamos felizes e precisamos de todos vocês nos ajudando nessa grande missão”, afirmou.
Entre ajustes e promessas, o ano letivo começa com esperança e desafios. O caminho para uma educação de qualidade é longo, mas os primeiros passos já foram dados. Resta agora acompanhar os próximos capítulos dessa nova fase para os estudantes de Parauapebas.