Criar um aplicativo de oferta turística, oferecendo vários atrativos de Belém, como hotéis, casas noturnas, bares, restaurantes em um aplicativo para a plataforma Android. Com essa finalidade a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), e a Faculdade Pan-Amazônica (Fapan) lançaram o concurso “Hackatur” na noite desta terça-feira, 20, na sede da faculdade.
O concurso é voltado para alunos e recém-formados do curso de Ciência da Computação. “Fizemos uma parceira com a Fapan para criarmos um aplicativo. Esse sistema vai condensar todo o inventário turístico feito pela Belemtur e quando o turista chegar à cidade ele vai poder ter acesso a várias informações com um mapa turístico de Belém”, explicou o diretor de planejamento da Belemtur, Jackson Tavares.
Participaram do lançamento representantes da Belemtur, da Fapan e da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). O concurso tem um foco social para desenvolver o turismo na capital. “O turismo na Região Amazônica, seja pela gastronomia ou cultura, conquistou o Brasil e essa tecnologia será uma aliada para fomentar cada vez mais”, destacou a diretora geral da Fapan, Miriam Fernandes.
Concurso – Podem se inscrever ao concurso 16 equipes, que serão avaliadas por uma banca formada por professores e representantes da Belemtur e da Cinbesa. Cinco critérios serão levados em conta na escolha do aplicativo vencedor: inovação, usabilidade, design, desempenho e funcionalidade. A previsão é que o anúncio do aplicativo vencedor ocorra dia 18 de setembro.
Recém-formados no curso de Ciências da Computação, Alex Cunha, de 27 anos, e Iann Oliveira, de 23, se inscreveram. “Temos algumas ideias e já estamos conversando com pessoas que gostam e costumam viajar. A intenção é fazer algo bacana para o usuário e ajudar nesse desenvolvimento turístico“, disse Iann.
Serviço – As inscrições para o concurso são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23 de agosto por meio do link bit.ly/hackatourbelem.