Auto Escolas têm até o dia 31 de janeiro para instalarem simuladores de direção veicular

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (18) a Portaria nº 3.558, que estabelece diretrizes referentes à adoção do simulador de direção veicular, além de determinar o prazo para a obrigatoriedade de uso do equipamento em todo o Pará.

“A portaria vem se adequar às novas determinações voltadas à implantação e uso do simulador no processo de formação de condutores, segundo as disposições contidas na Resolução nº 493, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”, diz o coordenador do Núcleo de Planejamento do Detran, Carlos Valente.

As aulas para manuseio dos equipamentos poderão ser ministradas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) classificados nas categorias B e A/B, credenciadas pelo Detran e após observadas as exigências previstas no documento publicado pela instituição.

“O candidato para carteira de habilitação na categoria B somente poderá prestar exame de prática de direção de veículos depois de ter cumprido a carga horária de aulas prevista na portaria. O documento também estabelece que as aulas práticas, feitas no período noturno, podem ser substituídas, opcionalmente, por aulas ministradas em simulador de direção veicular, desde que o aluno faça pelo menos uma das aulas práticas na via pública”, ressalta Carlos Valente.

Ainda segundo o documento publicado pelo Detran, a nova estrutura curricular do processo de aprendizagem e demais exigências referentes ao simulador de direção veicular deverão ser implantadas até o dia 31 de janeiro de 2016.

Lene Alves
Departamento de Trânsito do Pará



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas