Alunos de Canaã dos Carajás, Parauapebas e participam das programações do Junho Verde

usina da paz

Entre os dias 24 a 27 de junho, os moradores do bairro do Benguí, em Belém; e dos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do estado, participaram das programações da Campanha Junho Verde. As atividades aconteceram nas Usinas da Paz, contando ao todo com a participação de 80 alunos das escolas: Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros do Pará; da escola municipal Carmelo Mendes da Silva, em Canaã; e crianças que participam dos projetos esportivos da UsiPaz de Parauapebas.

As ações da campanha ‘Junho Verde’, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrem nas UsiPaz, com atividades que consistem em jogos da memória sobre os animais da Amazônia, a corrida ambiental com perguntas sobre o meio ambiente, o caça-palavras com ações sustentáveis e o jogo da coleta seletiva, o cine ambiental, rodas de conversa. E também estão abertas ao público no Porto Futuro, em Belém, com a Experiência Amazônica “O Pará Sustentável”, que funciona das 17h às 22h, todos os dias.

A Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), em alusão ao junho verde e ao dia Mundial do Meio Ambiente que teve como tema: “Nossa terra, nosso futuro, somos geração restauração”, desenvolveu uma série de atividades de forma lúdica e dinâmica junto às escolas de ensino fundamental e médio inseridas nos territórios da paz. As ações desenvolvidas vão ao encontro do Programa Estadual Amazônia Agora (PEAA), ao relacionar as atividades de Educação Ambiental aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, priorizados pela SEMAS.

“Os temas abordados como resíduos sólidos, conservação da natureza, mudanças climáticas, impactos dos resíduos na vida marinha, assim como atividades práticas por meio da apresentação de experimentos relacionados a erosão do solo e a identificação botânica por meio da apresentação de exsicatas, os quais reforçaram a importância da vegetação para o conforto térmico que são de extrema importância, pois contribuem para o desenvolvimento de ações sustentáveis e estimulam a cidadania ambiental.”, contou Andreia Monteiro, coordenadora da Coordenação em Educação Ambiental da Semas.

A estudante do 9 ano da escola municipal Carmelo Mendes da Silva, em Canaã dos Carajás, Ana Lyla, de 13 anos, contou que as atividades promovidas pelos técnicos da Semas são de grande importância, fazendo com que possam aprender mais sobre o meio ambiente de forma divertida.

“Por meio disso, conseguimos realmente levar informação a quem precisa e esclarecer muitas coisas relacionadas ao meio ambiente e de forma muito legal. Eu gostei muito e aprendi muito sobre como preservar e praticar o cuidado. Nem tudo se torna lixo, podemos reutilizar para outras finalidades. É muito significativo para nós, porque o meio ambiente é nossa casa e precisamos aprender a cuidar melhor. Devemos ter um cuidado muito maior.”, comentou a estudante.

 

Texto: Lucas Quirino – Ascom / Semas

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *