Alunos da rede pública estadual do Pará conhecem os riscos de passar trote

Foto: Elielson Mordesto

Com o objetivo de coibir ligações falsas ao serviço de atendimento de urgência e emergência 190, que media ocorrências da população com os órgãos do Sistema de Segurança, o Projeto “Amigos do Ciop” chega à segunda edição. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop).

Desta vez, o projeto foi realizado na Escola Estadual Professor Camilo Salgado, no bairro do Jurunas, em Belém, nesta terça-feira (24), e proporcionou aos alunos palestra de conscientização sobre as consequências do trote e uma visita guiada ao prédio do Centro, para que vissem de perto e compreendessem o fluxo do serviço e a missão do Ciop, que está disponível para atender à população diariamente, por 24 horas.

Segundo o diretor do Centro de Operações, coronel PM Luiz Carlos Rayol, crianças e adolescentes ainda são os principais autores das chamadas falsas. “Em janeiro nós lançamos uma campanha nas redes sociais contra o trote. Logo depois, criamos o projeto que veio para fortalecer a campanha. A ação já demonstrou bons resultados desde sua primeira edição. Então, vamos continuar potencializando e propagando as palestras pelas escolas públicas”, informou.

Os altos índices de trotes provocam prejuízos para o sistema e para toda a população, pois qualquer pessoa pode necessitar de atendimento quando um atendente recebe um chamado falso e atrasa o atendimento de um caso real.

Ocorrências – De janeiro a junho deste ano, a central de chamadas do Ciop 190 registrou 45.339 (7,78%) chamadas falsas, número que já diminuiu 27,12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mas, de acordo com o coronel Luiz Carlos Rayol, ainda não é um número baixo, o que significa que há muito trabalho a ser feito.

Um dos alunos participantes, Thiago Souza, ressaltou a importância dessa iniciativa. “É muito legal ter essas palestras aqui na escola. A melhor parte foi quando fomos ao prédio do Ciop, vimos de perto o quanto o trote é prejudicial, e isso foi bom pra gente aprender que é errado passar trote, seja pra quem for, principalmente pro Ciop”, ressaltou.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *