Alunos da rede pública estadual do Pará conhecem os riscos de passar trote

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Elielson Mordesto

Com o objetivo de coibir ligações falsas ao serviço de atendimento de urgência e emergência 190, que media ocorrências da população com os órgãos do Sistema de Segurança, o Projeto “Amigos do Ciop” chega à segunda edição. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop).

Desta vez, o projeto foi realizado na Escola Estadual Professor Camilo Salgado, no bairro do Jurunas, em Belém, nesta terça-feira (24), e proporcionou aos alunos palestra de conscientização sobre as consequências do trote e uma visita guiada ao prédio do Centro, para que vissem de perto e compreendessem o fluxo do serviço e a missão do Ciop, que está disponível para atender à população diariamente, por 24 horas.

Segundo o diretor do Centro de Operações, coronel PM Luiz Carlos Rayol, crianças e adolescentes ainda são os principais autores das chamadas falsas. “Em janeiro nós lançamos uma campanha nas redes sociais contra o trote. Logo depois, criamos o projeto que veio para fortalecer a campanha. A ação já demonstrou bons resultados desde sua primeira edição. Então, vamos continuar potencializando e propagando as palestras pelas escolas públicas”, informou.

  Pesquisas divergem sobre quem lidera a disputa pelo senado no Pará

Os altos índices de trotes provocam prejuízos para o sistema e para toda a população, pois qualquer pessoa pode necessitar de atendimento quando um atendente recebe um chamado falso e atrasa o atendimento de um caso real.

Ocorrências – De janeiro a junho deste ano, a central de chamadas do Ciop 190 registrou 45.339 (7,78%) chamadas falsas, número que já diminuiu 27,12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mas, de acordo com o coronel Luiz Carlos Rayol, ainda não é um número baixo, o que significa que há muito trabalho a ser feito.

Um dos alunos participantes, Thiago Souza, ressaltou a importância dessa iniciativa. “É muito legal ter essas palestras aqui na escola. A melhor parte foi quando fomos ao prédio do Ciop, vimos de perto o quanto o trote é prejudicial, e isso foi bom pra gente aprender que é errado passar trote, seja pra quem for, principalmente pro Ciop”, ressaltou.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas