Empresa de beneficiamento de madeira sem cadastro é fechada em Altamira

Foto: Ascom/SEMAS

Uma laminadora de madeira foi interditada, na tarde de quarta-feira (27), em Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira, na região do Xingu. O embargo ocorreu após vistoria feita pelos fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) do Comando de Polícia Ambiental (CPA). Apesar do proprietário possuir a Licença de Operação expedida pelo município para realizar a atividade, a empresa não tem inscrição no cadastro oficial para receber a matéria prima utilizada.

“Nós avaliamos que a empresa não estava em conformidade com a legislação. Foi lavrado um auto de infração por licenciamento ambiental em desacordo, e depois o estabelecimento foi interditado e lacrado até que o proprietário se regularize”, explica o fiscal da Semas, Marco Aurélio Xavier.

A vistoria faz parte das ações da operação “Pé ybyrá” que em tupi significa estrada/caminho da madeira, uma referência ao local onde os trabalhos se concentram, a rodovia federal BR-163.

As equipes chegaram até a laminadora como resultado das investigações iniciadas após a apreensão de um veículo com cerca de 76m cúbicos de madeira, encontrado próximo a cidade de Uruará, na semana passada. “Na sexta-feira, coletamos informações sobre o local para onde estava indo a medeira transportada e começamos a investigar”, conta o fiscal Xavier.

Cadastro obrigatório – Instituído por meio do Decreto Estadual nº 2.592, de 27 de novembro de 2006, o Cadastro de Exploradores e Consumidores de Produtos Florestais do Estado do Pará (Ceprof/PA) é o banco de dados de inscrição obrigatória às pessoas físicas e jurídicas responsáveis por empreendimentos das atividades de extração, coleta, beneficiamento, transformação, industrialização, comercialização, armazenamento ou consumo de produtos, subprodutos ou matéria prima de qualquer formação florestal, inclusive de plantios e reflorestamentos, destinados à fonte de energia.

Pé ybyrá em números
Mais de 4 mil km foram percorridos durante a operação. Além da laminadora lacrada na quarta (27), já foram apreendidas uma pistola 380, um radiocomunicador, 2 tratores motosserras, 96 metros cúbicos de madeira, um garimpo clandestino foi interditado e três acampamentos clandestinos foram destruídos.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News