Cerca de trinta advogados se reuniram nesta sexta-feira (3/6), na porta do fórum provisório da comarca de Rio Maria, no interior do Pará, para protestar contra a precariedade das instalações do local, onde, segundo eles, não há energia elétrica desde 21 de maio.

Segundo os organizadores do evento, na tentativa de “frustrar” o movimento, o fórum da comarca passou a funcionar na manhã desta sexta com um “gato de energia”. O presidente da subseção da OAB de Xinguara, Cícero Sales, que responde pela região de Rio Maria, disse ter constatado que a rede elétrica estava ligada diretamente à caixa de energia do fórum, sem passar pelo relógio de medição, que está queimado.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Pará, afirmou que os problemas elétricos no Fórum de Rio Maria “estão solucionados desde quarta-feira (1/6)”.
“Tentamos dialogar diversas vezes com o Tribunal de Justiça, para não falarem que viemos protestar sem tentar uma conciliação. Mas nada adiantou”, afirmou Sales. Segundo ele, nesse período em que o fórum está sem luz, a única providência do TJ-PA foi suspender os prazos dos processos. Não é o primeiro protesto dos advogados locais contra a precariedade da situação do fórum.

O fórum original da cidade foi construído em 1989 e funcionou até outubro do ano passado. Pouco depois, ele foi demolido e um novo fórum será construído no local. “Nosso histórico é complicado”, afirma Sales. “Há alguns meses, a sede antiga do fórum chegou ter ratos e cobras. Os ratos estavam roendo todos os nossos processos e uma cobra foi encontrada dentro do bebedouro”, lembra o advogado.
O juiz da comarca, Edivaldo Saldanha Sousa, não foi encontrado pela reportagem para falar sobre o caso.
Por Guilherme Pimenta, http://jota.uol.com.br/