Cerca de 76% das principais estradas do estado tem alguma deficiência. Frete encarece valor dos produtos que chegam em território paraense. Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes fez um diagnóstico da situação das rodovias em todo o país e apontou que as rodovias federais e estaduais do Pará estão entre as piores do País.
Cerca de 76% das principais estradas do estado tem alguma deficiência. Frete encarece valor dos produtos que chegam em território paraense.
Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes fez um diagnóstico da situação das rodovias em todo o país e apontou que as rodovias federais e estaduais do Pará estão entre as piores em condições estruturais do Brasil. Buracos, falta de sinalização, placas cobertas pelo mato. Esses são alguns dos problemas encontrados pelos caminhoneiros, que precisam diariamente trafegar pelas estradas.
No trecho da BR-158 que liga Redenção a Santana do Araguaia, no sul do Pará, todas as 12 pontes apresentam algum tipo de problema. As de madeira estão com as tábuas soltas e a estruturadanificada. Já as de ferro precisam de manutenção. E é nessas condições que centenas de caminhoneiros encaram a estrada, principal via de escoamento da produção de grãos do sul do Pará.
A pesquisa apontou ainda que o pior trecho de estrada do país também fica no Pará: a BR-155, que liga Marabá a Dom Eliseu. Das 15 rodovias vistoriadas, entre federais e estaduais, apenas uma foi considerada boa para o tráfego, a PA-150, que liga as regiões nordeste e sudeste paraense. A Secretaria de Estado de Transportes reconhece o problema nas estradas estaduais e diz que o Pará possui uma malha rodoviária complexa e que os custos são muito altos.
Redação do Portal Canaã com Informações do G1/PA.
Imagem: Jorge Clésio – Trecho entre Eldorado e Xinguara