Prefeitura de Curionópolis vai fazer concurso de agente de saúde

Terminal Rodoviário de Curionópolis / Foto: Jorge Clésio

Concurseiros de plantão já podem começar a se preparar para o processo seletivo que visa à escolha de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), que a Prefeitura de Curionópolis deve realizar em breve. O governo de Mariana Chamon já deu início aos preparativos para a seleção, que, entretanto, ainda não tem data prevista para publicação do edital, embora não demore muito.

O Instituto Ágata, que acumula quase duas décadas de experiência na realização de certames no estado, é quem vai aplicar o exame. Os candidatos enfrentarão provas objetivas e os classificados farão curso de formação inicial para ACS e ACE. O número de vagas imediatas e de cadastro de reserva ainda não foi divulgado oficialmente pela prefeitura, apesar disso há expectativa de que 1.500 pessoas se candidatem às vagas.

Um parecer interno da Controladoria-Geral do Município revela que Curionópolis “dispõe de vagas não preenchidas disponíveis que recebem recursos do Ministério da Saúde para pagamento de proventos desses profissionais” e que “conta com 21 vagas de agente comunitário de saúde disponíveis para provimento imediato e criação de cadastro de reserva e 13 vagas de agente de combate a endemias e criação de cadastro de reserva”. A se confirmar, o concurso poderá ofertar 34 oportunidades, com lotação na sede e na zona rural.

A CGM observa ainda que o quantitativo de profissionais previstos para contratação por meio do seletivo não irá gerar aumento de despesa ao erário municipal, o que teria sido atestado pela Secretaria Municipal de Saúde, demonstrando o equilíbrio das finanças do pacato município que sobrevive basicamente da indústria extrativa mineral.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *