O tão esperado concurso público da Prefeitura de Canaã dos Carajás está prestes a virar a cidade de cabeça para baixo, não apenas em Canaã, mas em várias outras cidades do Pará. Com um total de 48.685 candidatos inscritos lutando por 556 vagas, a distribuição dos locais de prova será um verdadeiro desafio logístico.
Cerca de 11.429 candidatos terão que realizar a prova em Belém, enquanto outros 10.683 em Parauapebas.
Os candidatos foram pegos de surpresas a saberem das localidades, pois ninguém esperava essa distribuição. Alguns prometem denunciar, onde em alguns casos ficou inviável realizar a prova, como quem mora em Canaã ter que se deslocar mais de 200km.
O que diz o Edital? Logo na segunda página, no item 2.4, o edital diz que a “FGV se reserva o direito de alocar os candidatos em cidades próximas à determinada para a aplicação das provas“. Isso tem gerado discussões, pois Belém, Redenção, e Marabá não são cidades tão próximas.
Aqui está como os candidatos estão distribuídos:
-
Canaã dos Carajás: A própria cidade será a sede de 13.826 candidatos, transformando o dia da prova em um evento local de proporções épicas.
-
Belém: A capital do estado não ficará de fora desta festa de conhecimentos, com 11.429 candidatos preparando-se para invadir as salas de aula.
-
Parauapebas: Com 10.683 inscritos, Parauapebas se prepara para um dia de tensão e esperança, onde cada questão pode significar uma mudança de vida.
-
Marabá: 7.087 candidatos irão enfrentar o calor e a concorrência nesta cidade, onde a educação será mais valorizada do que nunca.
-
Xinguara: Um total de 3.953 pessoas farão a prova aqui, cada uma com o sonho de uma vaga no serviço público.
-
Redenção: 918 candidatos, uma quantidade menor, mas com a mesma determinação, vão tentar a sorte nesta cidade.
-
Água Azul do Norte: 652 aspirantes a servidores públicos vão transformar o dia em algo mais que rotineiro, com expectativas e ansiedade no ar.
-
Rio Maria: Com os 137 candidatos mais distantes, mas nem por isso menos determinados, Rio Maria também entra na corrida.
Para aqueles que farão a prova fora de sua cidade de residência, como os 11.429 candidatos em Belém ou os 10.683 em Parauapebas, a logística de viagem pode ser um estresse adicional. Custos com transporte, hospedagem, e até mesmo o cansaço da viagem podem afetar o desempenho na prova.
-
Vigilância Sanitária: O cargo de Agente de Serviços de Vigilância Sanitária se destaca como o mais disputado, com uma impressionante proporção de 496,67 candidatos por cada uma das 3 vagas oferecidas.
-
Enfermagem: A área de saúde também não ficou para trás, com o cargo de Enfermeiro registrando 202,90 candidatos por vaga, totalizando 4.058 inscritos para 20 posições.
-
Procuradoria: Quatro vagas para Procurador Municipal atraíram 1.190 candidatos, uma média de 297,50 por vaga, demonstrando o grande interesse no setor jurídico.
-
Em contraste, posições como Agente de Serviços Gerais, com 30,60 candidatos por vaga, oferecem um cenário menos agressivo, mas ainda assim, competitivo.
-
Arquiteto e Educador Social são exemplos de cargos com menor concorrência, com 65 e 50 candidatos por vaga, respectivamente, oferecendo um fôlego para quem busca entrar no serviço público.