A Polícia Civil do Estado do Pará deu mais um passo rumo à realização de seu novo concurso público. Foi publicada a portaria que institui a comissão responsável pelos trâmites de contratação da banca organizadora, etapa importante para a definição do cronograma e do lançamento do edital.
Segundo o secretário de segurança pública, Ualame Machado, a expectativa é de que o certame oferte 100 vagas imediatas para o cargo de Escrivão, função de nível superior que integra a estrutura operacional da corporação.
O movimento acontece menos de cinco anos após a realização do último concurso da Polícia Civil paraense, realizado em 2020, cujo edital ofertou 1.088 vagas distribuídas entre os cargos de Delegado, Investigador, Escrivão e Papiloscopista, todos de nível superior. Na ocasião, a seleção atraiu milhares de candidatos de diversos estados, interessados na estabilidade, nos salários atrativos e na possibilidade de atuar em uma das forças policiais mais estratégicas da região Norte.
Na última edição, as provas foram compostas por etapas de conhecimentos teóricos, testes de aptidão física, exames médicos, avaliação psicológica e investigação social. O concurso de 2020 ocorreu em meio à pandemia de Covid-19, o que exigiu protocolos de segurança sanitária rigorosos durante todas as fases do certame.
Com a instituição da nova comissão, os próximos passos incluem a escolha e contratação da banca organizadora, responsável pela elaboração do edital, aplicação das provas e logística do processo seletivo. A expectativa é de que o edital seja publicado ainda em 2025.
A carreira de Escrivão da Polícia Civil do Pará exige formação superior em qualquer área e tem como atribuições a lavratura de boletins de ocorrência, termos circunstanciados, inquéritos policiais e outras peças cartorárias, além do auxílio direto às atividades de investigação. O cargo oferece salário inicial compatível com a média nacional e benefícios previstos no estatuto da corporação.
A realização do concurso integra o plano de fortalecimento das forças de segurança pública no estado, diante da crescente demanda por reforço no efetivo e modernização das atividades policiais.
Com informações do Portal Parauapebas
Concurso PC PA: situação atual e previsões
Edital em 2025
O secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, afirmou que o próximo edital PC PA será publicado em 2025. A informação foi confirmada durante entrevista.
“A serem publicados da Polícia Civil, 100 vagas para o cargo de escrivão, e 200 vagas para Polícia Científica, para perito, assistente, vários cargos que existem. Então essas forças de segurança receberão um aporte muito grande de efetivos agora no próximo ano”, declarou o secretário.
Comissão Especial
Em 6 de fevereiro, foi instituída a comissão especial de contratação responsável pelos trâmites e definição da banca organizadora do próximo concurso público PC PA (Polícia Civil do Pará).
Contratação da banca
Em janeiro de 2024, ao ser questionada por um seguidor nas redes sociais, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, anunciou que já estava em andamento o processo de licitação que visa a contratação da banca organizadora.
Concursos solicitados para Escrivão e área administrativa
A Polícia Civil do Pará (PC PA) solicitou um novo edital de concurso público para o cargo de Escrivão. De acordo com as informações no portal de processos digitais do estado, a corporação solicitou 100 vagas.
Para os cargos técnicos, havia sido solicitada o total de 137 vagas. Confira:
Técnico em Gestão Pública
- Assistente Social
- Contador
Técnico em Gestão de Informática
- Engenharia de Sistemas
Saiba mais sobre as carreiras da PC PA
Quanto ganha um policial civil do Pará?
De acordo com a lei n° 9.500/2022, os salários de Escrivão, Investigador e Papiloscopista da Polícia Civil do Pará (PC PA) são os seguintes:

Requisitos dos cargos
- Delegado: Diploma em curso de nível superior completo de bacharel em Direito, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
- Investigador: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B”, válida.
- Escrivão: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
- Papiloscopista: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições dos cargos
O Escrivão do concurso PC PA é responsável por:
- Participar na formação de inquéritos policiais e procedimentos administrativos, sob a presidência da autoridade Policial competente;
- Expedir, mediante requerimento deferido pela autoridade Policial competente, certidões e translado, entre outros.
O Papiloscopista é responsável pelo:
- Cumprimento das formalidades legais necessárias aos inquéritos, aos processos e aos demais serviços cartorários;
- Atividades a ser realizadas são também colher as impressões digitais no vivo e no morto, para fins de identificação civil e criminal;
- Proceder à identificação papiloscópica e necroscopapiloscópica com a elaboração do respectivo laudo técnico, entre outras atribuições
O Investigador do concurso PC PA é responsável por:
- Conduzir Diligências e investigações policiais com o fim de coletar elementos para a elucidação de infrações penais ou administrativas para instrução dos respectivos procedimentos legais;
- Ademais, efetuar prisões em flagrantes ou mediante mandato (conduzir e escoltar presos), entre outros.
O Delegado de Polícia Civil é responsável por:
- Dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades administrativas e operacionais do órgão ou unidade policial sob sua direção;
- Cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da Polícia Civil, entre outras funções.