Parauapebas: A Preservação chega à Câmara

Por: Chico Brito

A vereadora Joelma apresentou uma indicação ao chefe do Executivo pedindo atenção para com as áreas de propriedade do município, especialmente as Áreas de Preservação Permanente, com sua demarcação e assunção de sua posse. O pedido vem com algum atraso, uma vez que quase todas estas áreas já estão sendo invadidas.

RUA BELÉM
Exemplo disto, e bem debaixo dos olhos de todos, está a APP compreendida entre a Rua São Paulo (fundo desses lotes) e o trecho recém aberto de extensão da Rua Belém, e que faz sua ligação com a Rua Faruk Salmen, chamada antigamente de Estrada da Ferrovia. Área central e cobiçada por especuladores inescrupulosos.

RUA MARCOS FREIRE
É incontestável que a prefeitura de Parauapebas tem sido historicamente omissa e pusilânime no cuidado que deve ter com as áreas públicas, o que tem estimulado não só os grileiros avulsos e particulares como agentes públicos que se lançam sobre essas áreas. Exemplo disto é também o morro que margeia a Rua Marcos Freire ao longo de toda a sua extensão.

RESPOSTA AO MP
Esse morro foi, na administração anterior de Darci Lermen, apossado por um desses agentes, vendido a um vereador, que foi depois acobertado por um então chefe do Setor de Terras, que, chamado dar esclarecimentos pelo Ministério Público respondeu por ofício: “A área, não sabemos a quem pertence. Dizem que pertence a um particular.” (sic).

NÃO TEM TEODOLITO
A SEMMA, já de algum tempo, tem multado alguns invasores, principalmente quando matam as nascentes que existem em muitas dessas áreas. Mas essas multas não resolvem o problema. E o que mais preocupa é que no Setor de Terras não existe um teodolito e sequer um contrato de locação de empresa para realizar demarcações.

VALEU, VEREADORES
Na sessão desta semana, quando o vereador Horácio Martins pediu ao Executivo que não deixe abandonado o bairro Caetanópolis, -com toda a razão-, a indicação da vereadora também é de vital importância para a população. Se o prefeito irá atender ou não é outra coisa. Mas podemos dizer que esta foi uma sessão produtiva, do ponto de vista do interesse do povo.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *