Vale foi reconhecida como uma das empresas líderes do Programa de Mudanças Climáticas 2021, prêmio concedido pelo CDP, organização internacional referência em avaliação da gestão de metas ambientais de empresas do mundo inteiro. A companhia obteve, pelo segundo ano consecutivo a nota A -, acima da média do setor da mineração e do ranking geral das empresas que responderam ao questionário da instituição no ano passado. Uma ampla rede de investidores, compradores e legisladores ao redor do mundo usa o CDP como fonte de dados para a tomada de decisões. A Vale responde e publica o questionário desde 2003. A premiação do CDP Latin America Awards 2021 ocorreu no dia (24/02) em cerimônia virtual.
Os critérios de pontuação consideram uma escala de oito notas, entre D- e A. São avaliados a transparência dos dados das metas ambientais das empresas; a consciência dessas informações dentro da organização; a gestão dos dados por meio do mapeamento de riscos e oportunidades; e a liderança na implementação de melhores práticas de gestão climática. Pela primeira vez, o questionário foi assinado pelo CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, o que demonstra o comprometimento da alta liderança com as metas ambientais da companhia.
A nota A – reflete que a Vale está no caminho certo das melhores práticas de gestão sobre o tema. O CDP considerou que a empresa melhorou na transparência de suas metas de escopo 3, com maior engajamento de sua cadeia de valor; aumentou o percentual de fontes renováveis na sua matriz elétrica, que hoje representa 90% do total consumido; e avançou na comunicação dos riscos. Como pontos de melhoria, o CDP apontou que há oportunidade de aceleração das iniciativas de troca de combustíveis fósseis visando aumentar o percentual de fontes renováveis na matriz energética e o fato de a meta carbono da empresa ainda não ter sido validada pela Science Based Targets initiative (SBTi), organização sem fins lucrativos que busca alinhar os compromissos corporativos de redução de emissões com a ciência do clima.