A Vale e a BYD oficializaram uma parceria estratégica com a assinatura de uma carta de intenção voltada ao estudo da eletrificação de veículos leves. O projeto, que busca reduzir o uso de combustíveis fósseis, inclui a avaliação de modelos elétricos e da infraestrutura necessária para recarga nas operações da mineradora.
Os primeiros testes já estão em andamento com o modelo elétrico BYD Dolphin. Na sequência, será a vez da picape Shark, recentemente lançada, ser avaliada em cenários operacionais. Além disso, o estudo prevê visitas técnicas para analisar aspectos como estrutura para recarga, padrões de uso e serviços de manutenção que garantam a eficiência da frota.
“Estamos contentes em contar com o apoio da BYD nessa iniciativa, que reforça o nosso compromisso de acelerar a descarbonização, tanto na Vale, quanto em nossa cadeia. Estamos constante e ativamente olhando para o mercado e buscando soluções que contribuam nesse sentido”, afirma Marco Braga, diretor global de Suprimentos da Vale. Ele destaca ainda que a substituição dos cerca de 3 mil veículos leves atualmente em uso pela mineradora poderia reduzir até 10 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano.
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil, também ressaltou a importância da parceria: “Estamos felizes em saber que, além do consumidor, as empresas estão comprometidas em tornar mais sustentáveis suas operações e, por isso, é tão importante começarmos as conversas com a Vale”.
A iniciativa está alinhada às metas ambientais da Vale, que busca reduzir em 33% as emissões de escopos 1 e 2 até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas.