Vale abre seleção para Programa de Estágio 2023

Nicolle Sousa Morais é estagiária na operação de usina de Carajás, em Parauapebas | Créditos: Arquivo pessoal

O Programa de Estágio 2023 da Vale está com inscrições abertas até o dia 12 junho. São mais de 900 vagas em cinco estados: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará. Desse total, cerca de 200 vagas são destinadas para os municípios paraenses de Parauapebas, Marabá, Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás e Belém. A mineradora busca estudantes que representem a diversidade existente no país e estejam dispostos a fazer parte da transformação da Vale em uma empresa cada vez mais inovadora e sustentável. Os estagiários terão acesso a uma trilha de desenvolvimento exclusiva composta por treinamentos, vídeos e outros materiais com conteúdo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades de carreira.

Podem se candidatar ao processo seletivo pessoas de todas as idades, que estejam matriculadas em vários cursos de Ensino Superior com previsão de formatura entre dezembro/2024 e dezembro/2026. A carga horária de trabalho é de seis horas e as vagas são para três formatos de trabalho: presencial, remoto com acesso frequente às unidades da Vale ou remoto com acesso eventual às unidades da empresa. Há oportunidades para estudantes de engenharias, administração, cursos da área de tecnologia, como análise de sistemas, dentre vários outros. As especificações de cada vaga, com detalhamento sobre cursos, modalidade e local de trabalho também estão disponíveis no site.

“Estamos em uma jornada para nos tornarmos uma mineradora cada vez mais sustentável e inovadora. Queremos atrair estudantes dispostos a contribuir com a construção de um ambiente de trabalho mais diverso e respeitoso e que tenham interesse em evoluir junto com a empresa”, explica Ricardo Pina, gerente de Recrutamento e Seleção da Vale. Segundo ele, a trilha de desenvolvimento preparada especificamente para os estagiários vai promover o aprendizado de competências vinculadas aos valores da empresa, além de permitir que os estagiários desenvolvam habilidades que poderão ser usadas em toda a carreira. O conteúdo da trilha, que ficará disponível para quem for selecionado, inclui o desenvolvimento em dez competências de carreira, dentre elas: protagonismo; inteligência emocional; comunicação; gestão do tempo; pensamento crítico; e gestão de projetos.

Prática e aprendizado

Nicolle Sousa Morais, 22 anos, cursa Engenharia de Produção e é estagiária na operação de usina da mina de Carajás, em Parauapebas, sudeste do Pará. Ela lembra que já atuou como jovem aprendiz na Vale, mas que ao ingressar na faculdade de engenharia, esperava vivenciar também a operação industrial. “Tive outras experiências, mas queria essa experiência para minha formação profissional. Como ser uma engenheira de produção sem viver a indústria? E eu também tinha curiosidade de conhecer de perto esse processo todo que move a nossa cidade”, conta. Ela diz que todo dia é uma experiência nova de aprendizado. “É muito gratificante chegar aqui e poder ver como tudo funciona e de que forma eu posso aplicar na prática o que vejo em sala de aula”, explica. Para quem quer participar do processo seletivo, Nicolle dá algumas dicas: “Saia da sua zona de conforto. Dê o seu melhor, mostre que tem interesse em se desenvolver e busque qualificação, porque a sua carreira é um projeto de longo prazo”.

Pré-requisitos

Podem se candidatar estudantes cursando ensino superior, com previsão de formatura entre dezembro de 2024 e dezembro de 2026, sem limitação de idade. Os estudantes precisam apresentar a declaração da instituição de ensino autorizando a realização de estágio. Os candidatos às vagas em formato presencial ou de acesso frequente à Vale deverão ser residentes na cidade da vaga ou municípios próximos. Já os que se candidatarem às vagas que exigem um acesso eventual à empresa podem residir em localidades diferentes.

Processo seletivo

O processo seletivo para o Programa de Estágio será online e as etapas são eliminatórias. Elas incluem inscrições, testes, dinâmicas de grupo e painel com gestores e gestoras. Todas as etapas do processo devem ser acompanhadas pelo site. A previsão é de que as admissões comecem em outubro.

Benefícios

Além da trilha de desenvolvimento exclusiva, os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de R$1.375,40, vale-transporte (quando aplicável), vale-refeição ou alimentação na empresa (quando aplicável) e terão direito a assistência médica, Gympass, auxílio ergonomia (exceto para vagas de trabalho em formato presencial), programa de assistência ao empregado, seguro de vida e cesta de Natal, além de recesso remunerado de 15 dias a cada 6 meses.

Serviço

Programa de Estágio da Vale 2023
Período de inscrições: até 12/06
Cerca de 200 vagas para os municípios de Parauapebas, Marabá, Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás e Belém
Inscrições em: www.vale.com/estagio

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *