Vale abre 110 vagas em Programa de Formação para Curionópolis, Parauapebas e Canaã dos Carajás

Welma Cavalcante atua na Estrada de Ferro Carajás | Créditos: Arquivo Pessoa

A partir desta segunda-feira (6) a Vale abre as inscrições para cerca de 450 vagas em seu Programa de Formação Profissional (PFP). As oportunidades estão distribuídas em quatro estados: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Pará. Em terras paraenses, serão cerca de 110 vagas, para os municípios de Parauapebas, Curionópolis e Canaã dos Carajás.

O PFP oferece qualificação para o desempenho de atividades operacionais que são primordiais para o negócio da companhia, como maquinista, eletricista e operadores(as) de mina, usina e porto. Além de impulsionar a carreira dos profissionais, o programa estimula a economia das localidades onde a Vale atua, trazendo a comunidade para o mercado de trabalho. O programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), voltado para maiores de 18 anos de idade e com formação completa no Ensino Médio Regular ou em Cursos Técnicos de Ensino Médio, de acordo com a vaga. A aprendizagem teórica dura de 4 a 6 meses e a prática ocorre em até 9 meses, nas instalações da Vale.

Helida Bersan, gerente de Aprendizagem Técnica e Programas de Entrada da Vale, destaca que o PFP, além de ampliar oportunidades na mineração, tem como foco promover a diversidade. “O programa reflete a pluralidade da sociedade dentro da Vale e contribui para ampliar a representatividade de mulheres na empresa. Nosso objetivo é oferecer uma porta de entrada, uma qualificação, independentemente de orientação sexual, raça, etnia ou deficiência. Também não há limite de idade para participar. Queremos proporcionar o início de uma carreira para profissionais que estejam dispostos a ajudar a Vale a evoluir cada vez mais, em suas diferentes áreas de negócio”.

Welma Cavalcante, 34 anos, atua como inspetora de pátio. Ela ingressou na Vale em 2007, via PFP, para operar caminhão fora de estrada em Canaã dos Carajás. Em 2010, ela participou de nova seleção do programa, dessa vez para trabalhar como oficial, em Marabá. Atuou como assistente de composição, que é o responsável pela logística de equipagem para demanda de trens da Estrada de Ferro Carajás (EFC), onde esteve por dez anos. Já em 2020, um convite especial a levaria para estagiar na área operacional.

Nesse mesmo ano, ela vivenciou a terceira gravidez e a pandemia da COVID-19. Superados os desafios, em 2023, Welma se tornou a primeira inspetora de pátio da EFC em Marabá. “Na Vale, a gente tem liberdade para aprender e ser valorizado. E a oportunidade veio não porque sou mulher, mas porque quero fazer. Não podemos nos limitar à nossa zona de conforto. A gente pode fazer e aprender muitas coisas. Os desafios estão aí para serem vencidos”, incentiva.

Processo seletivo e pré-requisitos

O processo seletivo contará com as seguintes etapas: inscrições, avaliações de conhecimento, dinâmicas online, entrevistas com gestores (as) da Vale, entrega de documentação e exames médicos. A previsão é de que o início da formação aconteça a partir de agosto. O calendário do processo está disponível em www.vale.com/pfp

Benefícios

As pessoas selecionadas receberão remuneração mensal de até R$ 1.937,31 para o cargo Trainee Operacional. Terão direito também à assistência médica, seguro de vida, reembolso creche e pré-escola, benefícios de atividade física (Gympass), acesso ao Apoiar – programa de assistência ao empregado que dá suporte jurídico, financeiro e psicológico, vale-refeição ou refeitório no local de atuação (quando aplicável) e vale-alimentação, vale-transporte (quando aplicável) ou transporte no local de atuação, cesta de Natal, dentre outros.

Inscrições 

As pessoas interessadas em se candidatar ao processo devem se inscrever pelo site www.vale.com/pfp até o dia 23 de maio.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

31 thoughts on “Vale abre 110 vagas em Programa de Formação para Curionópolis, Parauapebas e Canaã dos Carajás

  1. Para mim seria além de grandioso seria a realização de um sonho eu sempre tive vontade de trabalhar na Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *