Turma de operadores e inspetores da Vale em Carajás recebe capacitação na Holanda

Inspetores e operadores de máquinas que atuam na mina de Carajás recebem capacitação em simuladores na Holanda

Inspetores e operadores de máquinas que atuam na mina de Carajás, localizada no município de Parauapebas (PA), viajaram para receber capacitação profissional na Holanda, continente europeu. Os empregados da Vale irão operar e supervisionar as primeiras dragas de sucção 100% elétricas que passarão a funcionar em Carajás, quando for iniciada a fase de testes do Programa Gelado. O investimento aprimora o desenvolvimento de profissionais locais preparados para a prática da uma mineração com tecnologia de ponta e cada vez mais sustentável.

As dragas 100% elétricas integram o Programa Gelado. Com 46 metros de comprimento e peso de 364 toneladas, os equipamentos irão extrair o rejeito da barragem do Gelado, reduzindo ao mesmo tempo a quantidade de rejeito na estrutura e eliminando a necessidade de novas barragens. A tecnologia substitui diesel por eletricidade proveniente de fontes renováveis, não emitindo carbono um dos principais vilões no combate às mudanças climáticas.

 Com a capacitação, foram desenvolvidas na equipe de empregados da empresa novas habilidades associadas aos desafios das carreiras atuais e futuros. “Além do domínio de processos convencionais em mineração, o investimento contribui para consolidar no Pará um celeiro de formação de profissionais com competências únicas e de alta performance que atuam com máquinas e equipamentos cada vez mais tecnológicos, sustentáveis e seguros”, diz a gerente de RH da Vale no Pará, Adriana Vicente.

 O paraense Hailse Vasconcelos,  48 anos, tem mais de 10 anos de experiência na operação de dragas, está há um ano na Vale contratado como operador e fez parte da primeira turma de profissionais que participaram da capacitação. “A Vale investiu nessa capacitação, mostrando essa preocupação de estarmos cada vez mais preparados. Foi minha primeira vez fora do país e depois dessa capacitação na Holanda eu me sinto muito mais apto para operar e sermos os pioneiros que vão começar a operar essas máquinas aqui em Carajás”

https://www.youtube.com/watch?v=CYKCfxzLlmA

O paraense Hailse Vasconcelos participou de capacitação em simuladores na Holanda

A capacitação de 30 horas na Holanda envolveu segurança operacional, capacidade hidráulica do sistema, preservação do ativo e atividades em simuladores para o aprendizado da operação das dragas. O curso aconteceu no centro de treinamentos da empresa holandesa Royal IHC, fornecedora da tecnologia com mais de 60 anos de expertise desse tipo de maquinário. Outros três profissionais também participaram de treinamento gerencial sobre a operação, no total foram capacitados na Holanda 11 profissionais.

 O projeto Gelado deverá recuperar minério de ferro de alto teor depositados ao longo dos últimos anos na barragem do Gelado, no Complexo de Carajás. A previsão é que o programa inicie a fase de testes de performance e capacidade com carga até o final do ano.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *