Projeto Araguaia Níquel recebe autorização para iniciar extração mineral e deve gerar 500 postos de trabalho

📸Horizonte Minerals

A empresa de mineração de níquel, Horizonte Minerals, recebeu a Autorização de Comissionamento da Atividade de Extração Mineral para o Projeto Araguaia Níquel, em Conceição do Araguaia (PA). A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS) emitiu a autorização, permitindo que a Horizonte inicie a extração de minério. Inicialmente, o trabalho será voltado para a formação de estoques antes da fase de comissionamento.

Essa autorização permite que a empresa realize a lavra, armazenamento e classificação do minério, otimizando a consistência do minério que será utilizado na planta. Isso é necessário para mitigar riscos durante o processo de comissionamento. Durante os próximos seis meses, serão formados estoques de minério suficientes para alimentar a planta nos seis meses seguintes. A Cava do Pequizeiro, localizada a 750 metros da planta de processamento, será a principal fonte de minério para o Projeto Araguaia, abastecendo os dois primeiros anos de vida da mina e contribuindo com mais de 50% da produção nos primeiros dez anos.

Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals, expressou sua satisfação com a autorização, destacando-a como um marco importante para a empresa. “Tenho o prazer de anunciar a autorização para iniciar as atividades de mineração no Projeto Araguaia, outro marco importante para a Horizonte Minerals, que vai permitir que o minério seja extraído e estocado com o objetivo de mitigar um risco importante do comissionamento como parte de nossa estratégia mina-usina (mine-to-mill) antes do início da operação no próximo ano”, diz Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals.

“A equipe da Horizonte continua trabalhando em estreita colaboração com a SEMAS e outras partes interessadas locais, para gerar valor sustentável de longo prazo para todos os envolvidos neste novo projeto de níquel Classe 1”, complementa o executivo

Status Projeto Araguaia Níquel

Atualmente, o Projeto Araguaia Níquel possui 58% das obras concluídas, de acordo com dados de maio de 2023. Entre os avanços recentes, destaca-se a chegada das peças para a montagem dos fornos rotativos calcinador e secador. Esses equipamentos foram importados da China e serão utilizados na construção do projeto.

O Projeto Araguaia foi reconhecido como um Projeto de Minerais Estratégicos pelo governo brasileiro em 2022. Esse reconhecimento ressalta a importância global do níquel como um metal relevante para o Brasil e garante que ele seja tratado com prioridade pelos órgãos governamentais envolvidos na construção e operação do Araguaia, por meio do apoio de um comitê interministerial.

Lavra e Processo Produtivo  

Em relação à lavra e ao processo produtivo, o Projeto Araguaia contará com uma mina a céu aberto, que extrairá minério laterítico de diversas cavas. A lavra será realizada por escavação mecânica em cavas pouco profundas, com armazenamento do solo superficial e reabilitação das áreas lavradas. O processo produtivo utilizará a tecnologia RKEF (Rotary Kiln – Electric Furnace), já utilizada em diversas plantas industriais ao redor do mundo.

Meio Ambiente e Geração de Emprego

O Projeto Araguaia Níquel emprega atualmente cerca de 3 mil colaboradores, entre funcionários próprios e terceirizados. Durante a operação, estima-se que o projeto irá gerar 500 postos de trabalho permanentes ao longo dos 30 anos de vida útil da mina.

A Horizonte Minerals tem como valores a sustentabilidade e a inovação, presentes em todas as etapas do projeto. Por exemplo, a empresa está comprometida em aumentar os índices de biodiversidade da região, produzindo mudas com germoplasma das espécies locais para reflorestamento e formação de corredores ecológicos.

Essa autorização para iniciar a extração mineral no Projeto Araguaia Níquel é um passo significativo para a Horizonte Minerals, que está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais para garantir uma operação sustentável e de longo prazo. Além disso, o projeto contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, gerando empregos e oportunidades para a comunidade local.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *