Produção mensal de minério de ferro foi a maior desde 2018, aponta relatório de produção e vendas da Vale

Projeto Sossego da Mineradora Vale em Canaã dos Carajás

Na noite da última segunda-feira (29), um relatório divulgado pela mineradora Vale revelou que a produção mensal de minério de ferro e cobre atingiu seus patamares mais elevados desde 2018. 

O desempenho da Vale no quarto trimestre foi caracterizado por resultados sólidos em todas as suas áreas de negócios. No mês de dezembro de 2023, a produção mensal de minério de ferro atingiu o seu ponto mais alto desde 2018, destacando a robustez das operações da Vale.

O setor de cobre experimentou um aumento de 50% ao ano, alcançando o seu nível máximo desde 2018. Além disso, o preço realizado do níquel foi 7% superior aos preços da London Metal Exchange (LME).

No quarto trimestre, a produção de minério de ferro totalizou 89,4 milhões de toneladas, registrando um aumento significativo de 11% em relação ao ano anterior. Para o ano de 2023, a produção alcançou a marca de 321,2 milhões de toneladas, superando as projeções estabelecidas no guidance e apresentando um crescimento de 4,3% em relação ao ano anterior. Isso foi impulsionado por iniciativas contínuas para melhorar a confiabilidade dos ativos no S11D em Canaã dos Carajás, um sólido desempenho nos complexos de Itabira e Vargem Grande, além de maiores compras de terceiros.

No que diz respeito ao cobre, a produção totalizou 99,1 mil toneladas no quarto trimestre, apresentando um crescimento impressionante de 50% ao ano. Em 2023, a produção aumentou 29% em relação ao ano anterior, totalizando 326,6 mil toneladas, ligeiramente acima das projeções revisadas. Este desempenho excepcional foi resultado, principalmente, do bem-sucedido ramp-up de Salobo 3, com a produção no complexo de Salobo em Marabá, aumentando 87% ao ano no quarto trimestre, além do destacado desempenho da planta de Sossego em Canaã dos Carajás.

A produção de níquel apresentou uma diminuição de 5% no quarto trimestre em comparação ao ano anterior, sendo 8% menor ao longo de 2023, totalizando 164,9 mil toneladas. Essa redução estava dentro das expectativas, considerando a transição para a mineração subterrânea em Voisey’s Bay, bem como a reforma planejada do forno de Onça Puma.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta