Moradores de Serra Pelada participam de capacitação profissional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foram certificados em Serra Pelada, novos eletricistas de máquinas industriais, mecânicos de máquinas industriais e operadores de retroescavadeiras.

“É uma explosão de sentimentos, de conquista, de oportunidade, de batalha, é isso, uma nova oportunidade. A nossa comunidade é uma comunidade sofrida, constituída por muitas famílias carentes, famílias que vieram do garimpo, que vieram desestruturadas e os filhos hoje estão tendo essa oportunidade, e podem dizer, hoje sou capaz, capaz de operar uma máquina, de ser eletricista, hoje eu sou capaz”.

O depoimento da Francisca Zacarias, 37 anos, traduz o sentimento de realização presente entre moradores ontem (29) na comunidade de Serra Pelada, município de Curionópolis, quando 77 formandos receberam seus certificados de conclusão de cursos de capacitação e tornam-se agora novos profissionais preparados para o mercado.

São novos eletricistas de máquinas industriais, mecânicos de máquinas industriais e operadores de retroescavadeiras que participaram de formação pelo Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT), promovido pela Vale em parceria com o Senai e a prefeitura de Curionópolis. “Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos da comunidade, contribuir para o desenvolvimento do município e a região de Serra Pelada. O programa de capacitação é mais uma demonstração do esforço nessa direção, estamos investindo na qualificação da mão de obra local e preparando eles para oportunidades futuras no mercado de trabalho”, destaca Aldo Lenzi, gerente de Operações de Serra Leste, unidade de mineração de ferro da Vale localizada no município.

  Vale inicia neste mês de agosto primeira etapa de obras do projeto da nova ponte sobre o rio Tocantins em Marabá

Para Francisca, moradora de Serra Pelada e agora também operadora de máquinas, a oportunidade de qualificação significa desenvolvimento. “Porque cada pessoa que teve essa oportunidade hoje de se qualificar, está preparada para o mercado de trabalho, ela vai ter condições de conseguir um emprego, de gerar renda para si próprio e para a região, então, acredito que isso trará desenvolvimento”, resume Francisca.

Desde um ano de idade residindo em Serra Pelada, Ana Cristina Silva Martins de Freitas concluiu o curso de mecânica industrial. Foi a primeira vez que ela participou de um curso de qualificação. “Achei uma experiência muito boa, porque abre novos horizontes para gente que vive aqui em Serra Pelada, que quase não tem expectativa de vida, então, foi uma coisa muito boa, muito bacana mesmo”, diz Maria.

A capacitação envolveu módulos de qualificação profissional, formação em ética e cidadania, saúde e segurança e meio ambiente. O Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) é uma iniciativa da Vale que objetiva oferecer capacitação profissional para facilitar o acesso da comunidade local às oportunidades de emprego e renda geradas no território, promovendo o bem-estar, desenvolvimento e inclusão da população.

 



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas