A mineradora Vale realiza uma série de visitas para explicar a diferença dos modelos construtivos das barragens das suas minas no Pará. Segundo a mineradora, as estruturas de contenção de rejeito mineral nas barragens das suas minas no Pará empregam solo compacto/rochas na construção, diferente da metodologia à montante usada na barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.
No município de Canaã dos Carajás os vereadores visitaram no último dia 15 de fevereiro a Barragem do Sossego. Nesta sexta-feira, 22, foi a vez dos jornalistas que atuam nas empresas de comunicação da cidade. Na visita a mineradora Vale apresentou a estrutura da Barragem do Sossego que dispõe de 42,1 metros de altura e volume atual de 108 milhões de m³ de rejeito. Ainda segundo a Vale, são adotadas tecnologias e equipamentos que garantem o acompanhamento continuo da pressão, nível de água e a capacidade de detectar qualquer alteração na estrutura.
Ainda segundo a mineradora, os dados de monitoramento e das inspeções no Sossego e nas demais barragens da Vale, demonstram que as estruturas estão estáveis, operando dentro da normalidade e com seu fator de segurança operacional adequado ao que determina a legislação.
A estrutura tem também o Plano de Ação de Emergência (PAEBM), documento que traz orientações sobre prevenção e ações necessárias no caso de emergência. O documento foi atualizado e protocolado na Prefeitura de Canaã dos Carajás, Corpo de Bombeiros de Canaã dos Carajás, Prefeitura de Parauapebas, Defesa Civil de Parauapebas, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Defesa Civil Federal.
A mineradora Vale, reforçou que toda essa documentação está a disposição das autoridades e que antes do prazo legal deverão estar instaladas as sirenes e em seguida, serão realizados os simulados, como medidas preventivas e conforme determina a legislação.
Em 2018, cerca de 600 pessoas da Vila Bom Jesus tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da barragem. A mineradora tem mantido diálogo e reuniões com a comunidade da Vila Bom Jesus, prefeitura de Canaã dos Carajás e a Defesa Civil, para o repasse de informações e o esclarecimento de dúvidas da comunidade.
2 thoughts on “Mineradora Vale apresenta modelo construtivo da barragem do Sossego”
Sugiro que os técnicos de Canaã verifiquem o paebm, principalmente o mapa de inundação. Que leiam os rodapés dele e o analisem a luz da lei específica.
Ah risco no caso de rompimento da barragem do sossego esses regeitos chegarem aqui em canaa?