Mineradora Ligga inicia atividades em Parauapebas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Uma quinta – feira histórica que marcou o início de uma nova e promissora minerada, a Ligga! Atuantes no Presente e Conectados ao Futuro!

Foi iniciado oficialmente na manhã dessa quinta – feira (23.06) o projeto de mineração da Ligga, empresa brasileira voltada para o minério de ferro; e com etapas de construção e expansão no Estado do Pará acontecendo em diferentes fases até 2033. A solenidade de inauguração da Planta Experimental aconteceu na sede do Projeto Ferro Sul, localizado na zona rural de Parauapebas (PA).

A Ligga nasce com um novo olhar sobre a indústria, gerando valor para a sociedade tendo a previsão de criar, através do desenvolvimento dos seus projetos, milhares de empregos nos Estados do Pará e Maranhão.

Uma mineradora que pretende conectar o presente ao futuro, com inovação e sustentabilidade. Sua gestão é moderna, e com valores alinhados aos melhores conceitos de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança).

Esses e outros detalhes da Ligga foram apresentados às autoridades e à imprensa em um vídeo institucional, durante a solenidade, que contou com as presenças do Secretário Especial de Governo de Parauapebas Wesley Rodrigues, do Presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas, Vereador Ivanaldo Braz; do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Curionópolis, Fabricio Gomes Tuñas e da Coordenadora de Gemas e Metais Preciosos do Governo do Estado do Pará, Beatriz Pinheiro Pantoja de Oliveira, entre outras autoridades.

  Moradores de Serra Pelada participam de capacitação profissional

A Ligga visa ser uma das grandes mineradoras de ferro do país. A companhia possui recursos minerais potenciais acima de 5,5 bilhões de toneladas e visa ter uma produção  de 75 milhões de toneladas/ano a ser atingida até 2033. Para tanto, a Ligga conta com três projetos sendo eles: i) Ferro-Sul, sediado em Parauapebas e Curionópolis, ii) Inajá com sede em Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia e iii)  Trairão que está localizado na cidade de Bannach.

O desenvolvimento destes projetos irá promover uma forte geração de emprego e renda. Nas fases de implantações dos três projetos da Ligga, serão gerados cerca de 19 mil empregos diretos. E nas fases de operações dos projetos Ferro Sul, Inajá e Trairão a previsão de geração de empregos é de 11 mil diretos e cerca de 38 mil indiretos.

É assim que a Ligga vai atuar, como um importante indutor de desenvolvimento no Pará e no Maranhão. Para escoar toda esta produção, a Ligga conta com o Porto São Luís, a ser construído na Baia de São Marcos em São Luis.

Como ressaltou o CEO da Ligga, engenheiro Gerson Luiz Petterle, com expertise de mais de 35 anos atuando na mineração: “A Ligga já nasce com um posicionamento moderno e conectada com o futuro através de práticas sustentáveis como zelo, respeito e relacionamento com as comunidades; diversidade e segurança dos colaboradores e do entorno; energia com fontes renováveis; busca do carbono zero e gestão ambiental proativa”.

  Moradores de Serra Pelada participam de capacitação profissional

Após os discursos, o momento mais emocionante e esperado: O acionamento da Planta Experimental pelas autoridades presentes, dando início à produção de minério de ferro da Ligga na Planta Experimental.

A Planta Experimental é fruto de um investimento de 26 milhões de reais, que já está gerando 130 empregos diretos, e consequentes e estimados 455 empregos indiretos. A produção anual esperada é de 600 mil ton / ano, mas o seu grande propósito é oferecer maior conhecimento sobre as reservas minerais e assertividade no desenvolvimento do Projeto Ferro Sul, bem como ser o protótipo do modelo de gestão da Ligga.

“Será nosso laboratório em escala industrial, operando ao longo do desenvolvimento do Projeto Ferro Sul”, explicou o CEO da Ligga Gerson Petterle.

O Gerente Geral dessa Planta e do Projeto Ferro Sul é Jairo Leal, geólogo formado pela Universidade do Pará, com 30 anos de experiência na área de mineração atuando em grandes mineradoras, com vasta vivência na região de Carajás e Parauapebas.

Uma quinta-feira histórica que marcou o início de uma nova e promissora minerada, a Ligga! Atuantes no Presente e Conectados ao Futuro!!



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

2 respostas em “Mineradora Ligga inicia atividades em Parauapebas”

Deixe uma resposta

Ofertas