A eletrificação dos veículos parece um caminho sem volta em nível global. Países da Europa Ocidental já determinaram prazos relativamente curtos para extinguir os motores à combustão de suas frotas ou seus catálogos. Mesmo que indiretamente, o movimento já afeta o Brasil, que aos poucos começa a se familiarizar com a tecnologia e a receber em número cada vez maior modelos importados de concepção 100% elétrica.
Uma pesquisa publicada no Conselho Internacional de Transporte Limpo apontou que os carros elétricos com bateria de tamanho médio emitem entre 60% e 80% menos carbono que os veículos comuns com motor de combustão, durante toda sua vida útil. O estudo leva em consideração toda emissão de carbono presente na fabricação, reciclagem ou descarte do veículo e seus diversos componentes. Especificamente no Brasil, onde 85% da eletricidade vem de fontes renováveis (e limpas), como as hidrelétricas, alimentar um carro elétrico ao longo de dez anos emitiria o equivalente a 17,6 toneladas de CO2.
A Hydro Paragominas adquiriu 10 carros elétricos para compor sua frota de veículos leves, substituindo modelos convencionais abastecidos com diesel. Essa ação significa uma redução de emissão de 119.658 toneladas de CO2 por ano, representando 1.660 árvores plantadas em cinco anos. O modelo tem autonomia de 198 km com uma carga e circula principalmente dentro da unidade, garantindo suporte sustentável às operações internas. Nos próximos doze meses, será realizado um estudo de verificação das oportunidades de substituição de veículos operacionais por veículos elétricos.
“Essa iniciativa se soma a muitas outras que estamos desenvolvendo e reforça nosso compromisso com a sustentabilidade. Mudar hoje gera impacto para a sociedade que queremos amanhã. O carro elétrico pode ser muito menos poluente que os convencionais. O mercado automotivo tem um enorme potencial neste sentido e ainda há muito a ser desenvolvido em termos de tecnologia. Queremos acompanhar estas mudanças e, por isso, a Hydro está investindo nesta área. A ideia é que outras unidades da empresa também passem a utilizar veículos elétricos em suas frotas”, analisa Eduardo Pedras, gerente de contratos da Hydro Paragominas.
Contribuindo com a estratégia da Hydro de descarbonização até 2030, outra medida é a mudança na estrutura do contrato de locação de veículos leves, substituindo 50% da frota de combustão a diesel por veículos com combustão a etanol. “Com esta iniciativa também teremos uma redução na emissão TCO², esta redução será de 2.877 TCO² no meio ambiente, o que representa 7.860 árvores plantadas”, destaca Eduardo. Isso significa mais sustentabilidade e permite a redução dos impactos ambientais causados pela queima dos combustíveis fósseis (diesel e gasolina).
Outra medida recentemente implantada pela empresa para ampliar seu comprometimento com as metas de reduzir e zerar as emissões de carbono em suas operações foi a assinatura do Pacto pelo Clima, parte integrante do projeto Paragoclima, da prefeitura de Paragominas, que consiste em uma série de ações para que o município alcance, em curto prazo, a neutralidade na emissão de carbono.
Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Paragominas, o projeto Paragoclima, tem como principal meta a redução das emissões de Gás de Efeito Estufa (GEE) a zero em um prazo de sete anos, até 2030, em uma construção conjunta com lideranças e atores sociais, instituições públicas e privadas, que estejam à disposição para criar políticas públicas de mudanças climáticas.