A Horizonte comunicou nesta terça-feira (19), a assinatura de um acordo importante entre o Projeto Araguaia, localizado em Conceição do Araguaia (PA), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O objetivo é realizar treinamento da comunidade. Segundo a mineradora, os parceiros vão treinar e desenvolver membros da comunidade local, nas habilidades essenciais necessárias, durante as fases de construção e operação do Araguaia.
A parceria é de 2 anos e a Horizonte financiará aproximadamente R$ 2 milhões de reais, permitindo que organizações de treinamento técnico ofereçam mais de 390 estágios credenciados em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA). A primeira rodada de treinamento começou com 20% de participação feminina, 37% de participantes na faixa etária de 18 a 25 anos e 58% de participantes com idade inferior a 33 anos.
“O conteúdo local – tanto emprego local quanto compras locais – é uma contribuição crítica que as minas fazem para o desenvolvimento econômico da comunidade. Em parceria com o Senai, nosso objetivo é capacitar os membros da comunidade local em habilidades industriais transferíveis e certificadas para a indústria, prontas para o mercado, como soldagem e construção eletromecânica. Com esses conjuntos de habilidades aprimorados, os membros da comunidade anfitriã terão maiores oportunidades de participar da força de trabalho direta e indireta da mina; o potencial de fornecimento de bens e serviços para mineração e indústria em geral por meio de empresas operadas localmente; e, mais importante, fortalecer a criação de comunidades regionais vibrantes”, destacou o CEO da Horizonte, Jeremy Martin.