A história se repete e o cenário é conhecido dos leitores do Portal Canaã, o 5º site mais acessado do Pará: o projeto Pedra Branca, em Água Azul do Norte, mais uma vez pode mudar de mãos ou, ao menos, entrar em negociação. Depois de passar pelas gigantes Xstrata, Avanco, Oz Minerals e pela australiana BHP, agora é a brasileira Nexa Resources que surge como candidata à nova dona das operações de cobre e ouro na região.
É uma corrida silenciosa, mas bilionária. Segundo apuração do Valor Econômico, o processo está sendo conduzido pelo banco Santander. Um movimento que, embora discreto, pode reposicionar o mapa da mineração no sudeste do Pará e acende o alerta sobre o futuro da operação que, por tantos anos, tem sido promessa, projeto e ambição.
Para quem acompanha a novela, a trajetória do Pedra Branca é longa: a britânica Xstrata cedeu o ativo em 2012 para a Avanco Resources, que mais tarde foi incorporada pela Oz Minerals. A gigante australiana investiu pesado, mas, em 2023, acabou repassando seus ativos à BHP Billiton por US$ 6,4 bilhões, incluindo o Pedra Branca no pacote. Agora, dois anos depois, é a Nexa que aparece no páreo e com boas cartas na manga.
A Nexa, controlada pelo Grupo Votorantim, não é novata no jogo. Com oito operações distribuídas entre Brasil e Peru, a companhia tem no currículo a maior mina subterrânea de zinco do Peru (Cerro Lindo) e a maior refinaria de zinco das Américas (Cajamarquilla). No Brasil, a mineradora opera em locais estratégicos como Vazante, Três Marias, Juiz de Fora e Aripuanã esta última, uma das maiores apostas do setor para o futuro do zinco.
Com produção robusta de zinco metálico, cobre, prata, chumbo e ouro como coprodutos, a Nexa representa mais que um nome novo: é uma possível virada de página para o tão aguardado Pedra Branca.
Mas será desta vez?
A possível entrada da Nexa é um sopro de novidade, mas também um déjà vu. Como sempre, o Portal Canaã segue acompanhando de perto, e com memória.
Uma resposta
Eita se a Nexa adquirir e mudar a direção aí sim vai ter uma empresa que tem responsabilidade com funcionário, uma empresa que dá os devidos suporte quando os funcionários precisam. Trabalhei nela em Aripuanã MT por incrível que pareça foi umas das melhores que já trabalhei e pedi desligamento justamente pra vim pra Oz Minerals pq Aripuanã é muito contra mão de tudo. Canaã dos Carajás e totalmente diferente se tudo se concretizar vai virar um casamento perfeito. Lembrando tem que mudar a direção o diretor atual da Oz só Deus pra ter misericórdia!