Centro Cultural Vale Maranhão lança edital voltado a artistas da Amazônia

Fotografia de Paulo Desana, artista indígena amazonense aprovado na edição 2020/2021 do edital Ocupa CCVM | Créditos: Paulo Desana

O Centro Cultural Vale Maranhão lançou nova edição do edital Ocupa CCVM. Este ano, a chamada possui o tema Amazônia em Foco e é destinada a artistas naturais ou residentes dos estados pertencentes à Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Serão priorizadas na seleção propostas que utilizem a fotografia e o audiovisual em sua amplitude.

A escolha pelo tema se deu pela percepção da importância histórica das duas linguagens artísticas na luta pela proteção do bioma. “A fotografia tem ocupado, desde há algum tempo, um lugar importante na produção dos artistas amazônidas na comunicação sobre o quão particular é a região. Formas canônicas foram destituídas como meios de expressão por essa produção. Além disso, a imagem audiovisual propõe apelo imediato, e se configura como potente ferramenta para discussões urgentes. A proposição do Ocupa CCVM parte da vontade de potencializar os discursos sobre novos pactos para a Amazônia, que garantam a sobrevivência dos ecossistemas e dos povos que nela habitam”, explica Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.

Serão aceitas propostas de mostras, seminários, programas educativos, bem como a produção e/ou finalização de obras fotográficas e audiovisuais, considerando, ainda, o experimentalismo da proposta e a intersecção entre outras linguagens artísticas (artes cênicas, música, literatura, cultura popular, outros tipos de artes visuais etc.).
Os projetos selecionados serão produzidos e exibidos no CCVM a partir do segundo semestre de 2023. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de junho. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do CCVM (ccv-ma.org.br).

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *