Bravo Mining obtém Licença Preliminar para projeto de extração mineral em Curionópolis

Foto: Bravo Mining

Em comunicado ao qual o Portal Canaã teve acesso, a Bravo Mining anunciou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) concedeu à empresa a Licença Preliminar (LP) para o projeto de extração de minério tipo oxidado (minério saprólito) e rocha fresca (minério sulfetado). A licença autoriza o beneficiamento mineral no Complexo Máfico-Ultramáfico Estratiforme Luanga, localizado em Curionópolis.

O processo de licenciamento de minas no Brasil ocorre em três etapas principais: a Licença Preliminar (LP), que já foi concedida; a Licença de Instalação (LI), que autoriza a construção da infraestrutura do projeto; e a Licença de Operação (LO), concedida após a conclusão da construção e o início das operações. A LP é considerada a mais crítica e desafiadora, pois define os parâmetros fundamentais do projeto, exigindo viabilidade ambiental e aceitação social, aspectos ratificados na audiência pública realizada em dezembro de 2024.

A licença concedida prevê a extração e o processamento de minerais metálicos, incluindo metais do grupo da platina, além de níquel, cobre e ouro. A próxima etapa será a solicitação da LI, essencial para o avanço da construção da estrutura necessária às operações.

“Garantir a Licença Preliminar para Luanga marca outro marco importante para a Bravo, reforçando as fortes bases ambientais e sociais do projeto”, afirmou Luis Azevedo, Chairman e CEO da Bravo Mining. “Vindo apenas alguns dias após nossa atualização significativa da Estimativa de Recursos Minerais, esta conquista valida ainda mais o potencial de Luanga como um depósito PGM+Au+Ni de primeira linha. Luanga está localizada a cerca de 30 km de uma mina de cobre-ouro e instalação de processamento que a maioria da equipe da Bravo liderou com sucesso desde a exploração até o licenciamento completo, construção e operações. Também destaca a Província de Mineração de Carajás como uma jurisdição pró-mineração que se beneficia de uma das dotações minerais mais ricas do mundo.”

 

Acompanhe as notícias no WhatsApp