A BHP, maior mineradora do mundo em valor de mercado, anunciou nesta terça-feira (2) a aquisição da Oz Minerals, que dispõe do projeto de cobre Pedra Branca em Água Azul do Norte (PA) e mina Antas em Curionópolis (PA).
O Portal Canaã teve acesso ao comunicado onde a BHP ressaltou que os acionistas da Oz Minerals receberam hoje (2) o valor total em dinheiro de 28,25 dólares. Segundo a empresa, o pagamento em dinheiro foi financiado usando uma combinação das reservas de caixa existentes e os recursos de uma linha de crédito.
O CEO da BHP, Mike Henry, destacou que o negócio fortalece o portfólio da empresa em cobre e níquel. “Esta aquisição fortalece o portfólio da BHP em cobre e níquel e está alinhada com nossa estratégia de atender à crescente demanda por minerais essenciais necessários para veículos elétricos, turbinas eólicas e painéis solares para apoiar a transição energética. A combinação de nossas duas organizações fornecerá opções de crescimento, trará novos talentos e inovação para liberar esses recursos de maneira sustentável e agregar valor aos acionistas e comunidades”, complementou.
A negociação é vista com bons olhos para Carajás, que passa a contar com mais uma mineradora na região.