Força Tarefa é criada para projeto de Salvamento do Rio Itacaiúnas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, (19) a reunião entre Ministério Publico Estadual, órgãos ambientais dos municípios da bacia do Itacaiúnas, ONGs e sociedade civil para discutir a criação de um plano de ação para intervir na questão deste importante rio, que padece com agressões de várias ordens ao longo de seu percurso.

O QUE FICOU DECIDIDO?

Unifesspa

Entre os encaminhamentos tirados da reunião, ficou acertada a criação de uma força tarefa com atuação de todos os órgãos presentes, de forma que cada um possa intervir na sua área de competência.

De imediato, pesquisadores e professores da Unifesspa, formaram uma equipe para realizar o levantamento de espécies de fauna e flora existentes ao longo do perímetro urbano de Marabá. O objetivo é descobrir o que deve ser plantado a partir do ano que vem para a recomposição das matas ciliares (prazo 60 dias).

Polícia Civil e Semma

A Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar, deve intensificar as operações nas áreas de preservação na Zona Urbana para retirar e autuar criminalmente quem, por ventura, estiver ocupando matas a menos de cem metros da calha do rio.

Ministério Público Estadual

A Promotoria de Meio Ambiente de Marabá deve encaminhar após as providências dos órgãos da Força Tarefa para que haja a responsabilização civil e criminal dos contraventores que estão ocupando irregularmente as referidas áreas ao longo do rio e seus afluentes.

Municípios da Bacia do Itacaiúnas

Os demais 10 municípios que fazem parte da Bacia do Itacaiúnas devem encaminhar ações equivalentes nas respectivas comarcas para a realização de ações conjuntas com os órgãos ambientais em sua área urbana e rural.

Daqui pra frente, acontecerão reuniões mensais com todo o grupo que compõe a Força Tarefa para avaliar os resultados das primeiras ações e encaminhar novas deliberações. O Projeto Ciranda Verde como integrante dessa Força Tarefa, acompanhará as ações e reuniões atuando no processo dentro de sua competência (voluntariado). As ações de sensibilização nas escolas vão continuar e mais providencias concretas como plantio urbano acontecerão nos próximos dias.

A batalha começou e você está convocado, compareça a próxima reunião no dia 15 de dezembro no auditório do MPE ao lado do Fórum de Marabá.

FORÇA TAREFA
Promotores do MPE ouvindo os ambientalistas e órgãos sobre o plano

Texto/ fotos: André Vianello

 



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas